Mobilidade

21.07.2023

A Câmara Municipal de Loures assinou ontem as declarações de aceitação e cedência de terrenos que formalizam e autorizam a ocupação de seis parcelas para a construção da Via Urbana Interior à Cidade de Loures.

• Assinadas declarações de cedência de terrenos para a construção da Variante a Loures 1
  • Assinadas declarações de cedência de terrenos para a construção da Variante a Loures 2
  • Assinadas declarações de cedência de terrenos para a construção da Variante a Loures 3
  • Assinadas declarações de cedência de terrenos para a construção da Variante a Loures 4
  • Assinadas declarações de cedência de terrenos para a construção da Variante a Loures 5
  • Assinadas declarações de cedência de terrenos para a construção da Variante a Loures 6

Os documentos assinados irão permitir a construção deste importante eixo rodoviário, que possibilitará estruturar a área nascente de Loures e garantir a acessibilidade aos equipamentos existentes e futuros, melhorando as condições de circulação.

A nova via terá início na rotunda junto ao Parque Adão Barata e terminará na rotunda junto ao Jardim Major Rosa Bastos. Com 1100 metros de extensão, 400 correspondem ao reperfilamento da Rua Jacinto Duarte e os restantes 700 referem-se a um troço totalmente novo.

“Quero agradecer todo o trabalho que tem vindo a ser feito e a vocês, proprietários dos terrenos, a confiança que depositaram em nós, em assegurar os direitos adquiridos daquilo que será a construção de uma nova centralidade na freguesia de Loures, com esta via estruturante que vai ser determinante para esse objetivo”, disse o presidente da Câmara Municipal de Loures, acrescentando que a construção desta via “há muito tempo se esperava que fosse concretizada” e, como tal, “era importante chegarmos a acordo com um conjunto de proprietários”.

Segundo Ricardo Leão, “esta foi uma boa solução que encontrámos, porque desta forma possibilita a construção desta via estruturante, bem a construção de novos equipamentos, nova habitação, nesta zona nascente da cidade importante e determinante para o futuro crescimento quer da atividade económica, quer das dinâmicas próprias que se irão criar”.

Além de constituir uma alternativa à Rua da República, possibilitando a redução dos congestionamentos que ocorrem neste eixo central da cidade, a Via Urbana Interior vai permitir também expandir a rede ciclável, criando uma nova ciclovia com zonas de parqueamento e descanso junto aos principais equipamentos e interligada com a ciclovia existente, com ligação ao Infantado. Permite implementar uma rede de percursos pedonais acessíveis, contínua e coerente, adequada a pessoas com mobilidade condicionada, com características de segurança e conforto, abrangendo toda a área urbanizada.

Este projeto contempla ainda a valorização do espaço junto ao rio de Loures, criando um parque urbano com diversas áreas verdes, percursos pedonais e mobiliário urbano de apoio nas áreas destinadas a lazer e descanso.

A cerimónia de formalização das declarações de aceitação e cedência de terrenos para construção da Via Urbana Interior à Cidade de Loures decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho e contou com as presenças do vereador com o pelouro do Urbanismo na Autarquia, bem como de alguns dos proprietários das parcelas cedidas.