Coesão Social

22.03.2023

O Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Loures, reunido a 21 de março, apresentou o relatório de monitorização do Plano de Ação 2022-2023 do Plano de Desenvolvimento Social e de Saúde do Concelho de Loures 2021-2025 (PDSS), que incidiu sobre as ações realizadas no ano transato.

• CLAS apresenta relatório de monitorização das ações realizadas no âmbito do Plano de Ação 2022/2023 2
  • CLAS apresenta relatório de monitorização das ações realizadas no âmbito do Plano de Ação 2022/2023 3
  • CLAS apresenta relatório de monitorização das ações realizadas no âmbito do Plano de Ação 2022/2023 4
  • CLAS apresenta relatório de monitorização das ações realizadas no âmbito do Plano de Ação 2022/2023 5
  • CLAS apresenta relatório de monitorização das ações realizadas no âmbito do Plano de Ação 2022/2023 6
  • CLAS apresenta relatório de monitorização das ações realizadas no âmbito do Plano de Ação 2022/2023 7
  • CLAS apresenta relatório de monitorização das ações realizadas no âmbito do Plano de Ação 2022/2023 8
  • CLAS apresenta relatório de monitorização das ações realizadas no âmbito do Plano de Ação 2022/2023 9
  • CLAS apresenta relatório de monitorização das ações realizadas no âmbito do Plano de Ação 2022/2023 10

A presidir ao CLAS esteve a vice-presidente da Câmara Municipal de Loures e presidente do Conselho Local de Ação Social de Loures, Sónia Paixão, a quem coube a condução deste plenário, que teve na sua ordem de trabalhos, entre outros pontos, a apresentação da avaliação das ações realizadas no ano de 2022, no âmbito do Plano de Ação 2022/2023 do PDSS.

Aprovado em reunião de CLAS a 10 de novembro de 2022, este Plano de Ação constitui-se como um instrumento de planeamento estratégico que sistematiza o compromisso assumido pelas entidades envolvidas no processo de construção, materializando um conjunto de ações prioritárias para o período compreendido entre outubro de 2022 e dezembro de 2023. Tem uma estrutura organizada por cinco eixos (Ação Social, Família e Comunidade; Deficiência e Incapacidade; Infância e Juventude; Envelhecimento; e Saúde), representando 53 medidas e 165 atividades.

De acordo com a metodologia definida para a monitorização, e após a compilação de todos os contributos por parte dos interlocutores dos vários eixos, as grelhas de avaliação do Plano de Ação foram enviadas para o secretariado de apoio técnico da Rede Social de Loures a fim de se elaborar o relatório de monitorização das ações realizadas no ano de 2022. Feita a avaliação, há a destacar, na totalidade, 54 atividades em execução, 16 já concluídas, 82 por iniciar e 13 sem resposta.

Apresentado neste plenário de CLAS foi também o relatório do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (PO APMC), que pretende ser um instrumento de combate à pobreza e à exclusão social em Portugal.

A CREVIDE foi a instituição designada, em janeiro de 2020, como entidade coordenadora para o território de Loures, tendo a responsabilidade de coordenar a operação, proceder à articulação entre as entidades parceiras e com a Autoridade de Gestão e receber, gerir e transferir o financiamento atribuído, assumindo também a função de polo de receção dos géneros alimentares. Segundo o relatório do PO APMC, Loures continua a ser o sexto maior território do país em alimentos e pessoas apoiadas, tendo apoiado, no passado mês de fevereiro, 2556 pessoas.

O plenário teve na sua ordem de trabalhos outros pontos, com destaque para a apresentação do projeto Zero Desperdício, da Associação Dar i Acordar, e da ONG internacional Ajuda em Ação.

Aprovado foi também a integração do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA) de Loures na rede de parceiros do CLAS, bem como a calendarização das próximas reuniões do Conselho Local.

Foi ainda ratificada a prorrogação do prazo de execução do projeto Fonte de Mudança (CLDS – 4G), coordenado pela Cruz Vermelha Portuguesa, bem como um pedido de apoio financeiro extraordinário apresentado pela Associação de Apoio a Profissionais do Hospital de Santa Maria.

O plenário, que decorreu na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures, contou com a participação de cerca de 70 parceiros, bem como a presença dos conselheiros locais para a Igualdade, Lúcia Santos e Pedro Cabeça.