Sacavém

Loures inaugura segundo centro EUSOUDIGITAL

16.03.2023

Foi inaugurado, no dia 16 de março, o segundo Centro Municipal EUSOUDIGITAL, desta vez na Biblioteca Municipal Ary dos Santos em Sacavém.

• segundo centro eusoudigital_1
  • segundo centro eusoudigital_2
  • segundo centro eusoudigital_6
  • segundo centro eusoudigital_5
  • segundo centro eusoudigital_3
  • segundo centro eusoudigital_4

O EUSOUDIGITAL é um programa de capacitação digital, de âmbito nacional, que pretende ajudar milhares de portugueses adultos que nunca usaram a internet. Com a ajuda de mentores/voluntários, apoiados em centenas de centros em todo o País, o objetivo é ensinar o digital de forma simples e mais perto das pessoas. Assim, os alunos com mais de 45 anos, irão aprender a navegar e a fazer pesquisas na internet, a aceder ao e-mail, a uma rede social, bem como as normas de privacidade e segurança.

A vice-presidente da Câmara de Loures referiu, na ocasião, que o Município “desde a primeira hora abraçou esta ideia e este desígnio nacional”. “Trata-se de um projeto com uma visão de trabalho com a qual nos identificamos”, afirmou Sónia Paixão. “É a capacitação das pessoas e o conhecimento ao longo da vida, pondo diferentes gerações em contacto. É termos a capacidade de colocar os jovens de agora a ajudar os jovens de outrora a tratarem por ‘tu’ as novas tecnologias de informação e de comunicação”.

Segundo Sónia Paixão, já existem no Município de Loures “73 mentores formados, tendo participado mais de 200 jovens nas nossas ações”.

“Hoje é um dia feliz em Loures, em que juntamos mais uma peça ao puzzle de ter cada vez mais cidadãos ativos, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, frisou a vice-presidente.

Presente esteve também a coordenadora executiva do programa EUSOUDIGITAL, Elisabete Macieira, que referiu estar dado “mais um passo para capacitar pessoas que ainda não sabem utilizar a internet e contribuir para que possam entrar neste novo mundo digital”.

A cerimónia contou ainda com a entrega de tablets da Huawei, às juntas de freguesia do concelho de Loures, para que também elas possam contribuir para este projeto junto das comunidades locais.

Participaram no evento os vereadores da Câmara Municipal de Loures, Paula Magalhães e Vasco Touguinha, bem como o representante da Huawei, Diogo Madeira, e a diretora regional de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Eduarda Marques.