A Câmara Municipal de Loures aprovou, no dia 15 de março, em reunião camarária, o lançamento do concurso público para a construção da Via Urbana Interior à Cidade de Loures.
A nova via terá início na rotunda junto ao Parque Adão Barata e terminará na rotunda junto ao Jardim Major Rosa Bastos. Com 1100 metros de extensão, 400 correspondem ao reperfilamento da Rua Jacinto Duarte e os restantes 700 referem-se a um troço totalmente novo.
Além de constituir uma alternativa à Rua da República, possibilitando a redução dos congestionamentos que ocorrem neste eixo central da cidade, a Via Urbana Interior vai permitir estruturar a área nascente de Loures e garantir a acessibilidade aos equipamentos existentes e futuros, melhorando as condições de circulação.
Os trabalhos, que terão a duração de sensivelmente um ano, deverão ter início em 2023 e um custo de cerca de 3,7 milhões de euros.
A construção deste importante novo eixo rodoviário permite também expandir a rede ciclável, criando uma nova ciclovia com zonas de parqueamento e descanso junto aos principais equipamentos e interligada com a ciclovia existente, com ligação ao Infantado. Permite implementar uma rede de percursos pedonais acessíveis, contínua e coerente, adequada a pessoas com mobilidade condicionada, com características de segurança e conforto, abrangendo toda a área urbanizada.