A Escola Secundária da Portela é uma das quatro novas escolas a integrar, oficialmente, a rede nacional de escolas UAARE – Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola. A cerimónia de inauguração desta unidade realizou-se no dia 22 de novembro, com a presença do ministro da Educação, João Costa.
Na Escola Secundária da Portela, mais conhecida como Escola Secundária Arco Íris, estudam 22 atletas de alto rendimento, sobretudo de ginástica acrobática do Sporting, mas também de futebol, no mesmo clube, e de atletismo no Benfica.
Destinadas a apoiar, no contexto escolar, os alunos que são também atletas de alto rendimento, as UAARE foram criadas em 2016, com quatro projetos-piloto. Atualmente, são já 23, quatro das quais criadas este ano, integrando cerca de 850 alunos-atletas, representativos de 43 modalidades.
Esta ferramenta, criada pelo Ministério da Educação e pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, tem como objetivo criar as condições necessárias para que crianças e jovens que pratiquem desporto tenham a possibilidade de prosseguir a vida académica com aproveitamento. Na prática, o projeto prevê a criação de salas de estudo especializadas, com professores que prestam todo o apoio necessário nas áreas onde os alunos têm mais dificuldades, numa forma de combate ao abandono e insucesso escolar junto destes alunos e atletas.
Além da UAARE, a Escola Secundária da Portela, inaugurou, ainda, uma destas salas, a sala de estudo Aprender +, totalmente financiada pela Câmara Municipal de Loures, o que se traduziu num investimento de 50 mil euros.
“Para nós é efetivamente um investimento. Não um investimento material, mas um investimento naquilo que é a promoção dos valores do desporto, naquilo que sabemos que são as conquistas para os jovens e as jovens do concelho de Loures, através desta conciliação de vida escolar e desportiva”, referiu na ocasião a vice-presidente da Câmara de Loures, Sónia Paixão.
“Acreditamos que estes projetos fazem a diferença”, afirmou. “Estou certa que, através deste projeto, nascerão excelentes seres humanos, excelentes campeãs e campeões, mas aquilo que vamos valorizar é, sobretudo, o cidadão e cidadã dos dias de hoje e amanhã”, concluiu a autarca.
“95% dos atletas têm sucesso escolar”
Presente na cerimónia esteve também o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, que vê este projeto como “vencedor” e “um casamento feliz entre o desporto e a educação”.
“Muitas vezes os atletas de alto rendimento, que frequentam o ensino obrigatório, têm necessidade, pelo facto de participarem em estágios e competições internacionais, de faltar a algumas aulas ou exames”, referiu João Paulo Correia. “E muitos deles ficavam pelo caminho porque as exigências da sua carreira académica sobrepunham-se, e bem, àquilo que eram as necessidades do alto rendimento desportivo”.
“Hoje, com este projeto, a taxa de sucesso escolar é de 95%”, afirmou o secretário de estado. “Atualmente muitos jovens desportistas estão a ter resultados internacionais em modalidades em que Portugal não tem tanta tradição, e esses resultados devem-se muito a este projeto”.
João Paulo Correia referiu ainda que o objetivo do Governo é “continuar a expandir esta rede”, que será alargada também ao ensino superior. “Arrancaremos no ano letivo 2023/2024 com projetos piloto em algumas universidades e institutos politécnicos do nosso país”.
“As UAARE são isto”, corroborou, por fim o ministro da Educação, João Costa. “São o apoio aos alunos para manterem a sua ligação ao estudo, à sua turma, à sua escola, mesmo quando não podem estar presentes”.
“O sucesso escolar não significa apenas sucesso em matemática e em português, mas também em geografia, nas artes, na educação física. Se não garantirmos uma educação verdadeira, plena, estamos a formar cidadãos incompletos”, referiu o ministro.
“Através desta UAARE há mais 22 vidas que estão a começar a ser transformadas, e em que estamos a promover uma cidadania mais integrada”, concluiu João Costa.
A cerimónia contou, ainda, com a presença do coordenador nacional do programa UAARE, Vitor Pardal, que apresentou o funcionamento da sala de estudo Aprender +, bem como dos vereadores Nelson Batista e Paula Magalhães, do presidente da junta de freguesia da Portela e Moscavide, Ricardo Lima, e do diretor do Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide, Nuno Reis, entre outras entidades.