Ir para o Conteúdo

Tecido empresarial

Câmara de Loures visita Hovione

06.01.2016

A Câmara Municipal de Loures realizou, dia 4 de janeiro, uma nova visita ao tecido empresarial do concelho, desta vez à empresa Hovione, sedeada em Loures.

  • Câmara de Loures visita Hovione
  • Câmara de Loures visita Hovione
  • Câmara de Loures visita Hovione

 

Bernardino Soares, presidente da Câmara Municipal de Loures, e António Pombinho, vereador responsável pelo pelouro das atividades económicas, deram continuidade ao périplo pelo tecido empresarial do concelho, tendo, desta vez, visitado a empresa Hovione, na localidade de Sete Casas, em Loures.

Peter Villax, presidente do conselho de administração da Hovione, fez uma breve apresentação da empresa, destacando que esta “é uma empresa familiar, de gestão profissional, e que se encontra em crescimento, sendo o maior empregador privado de doutorados em Portugal, bem como a empresa número um ao nível do desenvolvimento de produtos farmacêuticos”.

Guy Villax e Nuno Almeida, membro do conselho de administração e diretor de engenharia da Hovione, respetivamente, apresentaram as principais dificuldades sentidas pela empresa e solicitaram apoio à Câmara Municipal, no sentido de se encontrarem soluções rápidas para a execução de projetos futuros, nomeadamente: construção da nova sede, expansão das instalações fabris para poente, edificação de uma nova fábrica, e melhoria da rede viária, mais concretamente da Rua Comandante Carvalho Araújo, principal via de acesso à empresa.

Estes projetos representam, para o plano financeiro da empresa (2016-2019), um investimento de mais de 100 milhões de euros e a criação de 600 postos de trabalho.

“Estamos a procurar inverter uma filosofia baseada na morosidade de processos de investimento, incompatível com quem quer investir, criando um canal privilegiado através da Agência de Investimento de Loures”, disse Bernardino Soares. O presidente acrescentou, ainda, que “a Câmara tem todo o interesse em encontrar uma localização adequada para a nova fábrica. Inclusivamente, existe uma certa ambição em requalificar a área industrial da antiga fábrica da UCAL, área essa com um enorme potencial para a Hovione”.

 

Uma empresa familiar

A Hovione é uma empresa portuguesa farmacêutica especializada na área da ciência da saúde.

Fundada em 1959, por Ivan Villax, investigador químico, a empresa investiga e desenvolve novos processos químicos, dispositivos médicos e produz princípios ativos para a indústria farmacêutica mundial.

Com fábricas em Portugal, Estados Unidos da América, China e Irlanda, a empresa emprega mais de 1300 colaboradores, dos quais 200 investigadores, e exporta os seus produtos para os mercados mais exigentes do mundo.

Em 1992, a Comissão Europeia e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente atribuíram à Hovione o “Prémio Europeu para o Melhor Ambiente na Indústria”, pelo melhor programa de reciclagem industrial da União Europeia.

Em 2009, ganhou o “Prémio Produto Inovação COTEC – Unicer”, com o projeto Tecnologia de Partículas por Secagem por Atomização.

 


Imprimir Endereço direto da página Imagem separadora