136.º aniversário do concelho

Câmara condecorou “notáveis” por “elevarem o nome de Loures”

27.07.2022

A sessão de atribuição das Condecorações Municipais, por ocasião do 136.º aniversário do concelho, decorreu a 26 de julho, numa cerimónia na qual a Câmara de Loures reconheceu publicamente a dedicação e o empenho de cidadãos e entidades que se destacaram pela sua vida e intervenção na sociedade.

• Condecorações 2022 1
  • Condecorações 2022 2
  • Condecorações 2022 3
  • Condecorações 2022 4
  • Condecorações 2022 5
  • Condecorações 2022 6
  • Condecorações 2022 7
  • Condecorações 2022 8
  • Condecorações 2022 9
  • Condecorações 2022 10
  • Condecorações 2022 11
  • Condecorações 2022 12
  • Condecorações 2022 13
  • Condecorações 2022 14
  • Condecorações 2022 15
  • Condecorações 2022 16
  • Condecorações 2022 17
  • Condecorações 2022 18

“Esta é uma noite em que celebramos a excelência”, afirmou na ocasião o presidente da Autarquia, evocando de seguida “todos os que deram o seu contributo, ao longo dos últimos 136 anos, para fazer de Loures o território que hoje conhecemos e do qual nos orgulhamos”. Entre eles, Ricardo Leão particularizou Anselmo Braancamp Freire, o primeiro presidente da Câmara de Loures.

No seu discurso, o autarca considerou que este é também um momento de comemorar “a história e a longevidade do Município”, através da distinção de “pessoas e instituições que se destacaram no interesse de uma atividade excecional”. Queremos prestar o justo reconhecimento aos mais notáveis”, prosseguiu Ricardo Leão, por “elevarem o nome de Loures, nacional e internacionalmente”.

A todos os presentes nesta cerimónia, o presidente do Município enunciou o trabalho que está a ser desenvolvido – em áreas como a saúde, as acessibilidades, a segurança, a educação, a habitação, a economia, o urbanismo e a sustentabilidade ambiental –, deixando a garantia de que os cidadãos podem contar com “uma Câmara Municipal dinâmica, com uma governação genuína e com coragem para tomar decisões audazes que contribuam para a melhoria de vida da população”.

“Loures é um concelho de muitas referências e um exemplo em muitas áreas. Estamos determinados a estar no centro”, concluiu Ricardo Leão.

Nesta cerimónia, foram atribuídas as seguintes distinções:

- Medalha de Honra do Concelho:

Artur Aires Rodrigues de Morais Vaz

Associações Humanitárias de Bombeiros do Concelho de Loures

Izaquel Gomes “Zicky” Té

Zambujalense Futebol Clube

- Medalha Municipal de Mérito:

Acácio Gonçalves Severino

António Canaveira Paula de Campos

António dos Santos (a título póstumo)

António José da Mata & Filhos

Associação de Radioamadores de Moscavide