De 15 a 26 de julho

Festas de Loures estão de volta, com aposta na sustentabilidade e na descentralização

01.07.2022

Rui Veloso, Anselmo Ralph, José Cid, David Fonseca e D.A.M.A são alguns dos nomes que vão atuar nas Festas de Loures 2022, numa edição marcada pela aposta na sustentabilidade ambiental e na descentralização.

• Festas Loures apresentação 1
  • Festas Loures apresentação 2
  • Festas Loures apresentação 3
  • Festas Loures apresentação 4
  • Festas Loures apresentação 5
  • Festas Loures apresentação 6
  • Festas Loures apresentação 7

As cidades de Loures e de Sacavém serão os principais palcos desta iniciativa, na qual haverá música, artesanato, gastronomia e muita animação de rua, mas as restantes freguesias não ficarão de fora: um espetáculo de vídeo mapping irá percorrer as ruas do concelho, para que todos possam usufruir das festas.

A programação foi apresentada esta manhã pela vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, que sublinhou aquela que é uma das grandes apostas desta edição: “um compromisso reforçado e renovado na área da sustentabilidade”.

Nesse sentido, explicou Sónia Paixão, a organização do evento compromete-se a contribuir para a concretização de dez dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. Algo que, revelou a autarca, se traduzirá na atribuição de um selo de Ecoevento pela Valorsul.

A vice-presidente destacou ainda uma outra preocupação das Festas de Loures: a da inclusão. “Queremos que as Festas sejam para todas e para todos”, frisou Sónia Paixão, adiantando que haverá áreas reservadas, junto aos palcos, para pessoas com mobilidade reduzida, bem como áreas destinadas ao estacionamento dos seus automóveis.

Já o presidente da Autarquia saudou o regresso desta iniciativa, considerando que “a atividade cultural foi a que mais sofreu” com a pandemia de Covid-19, deixando uma palavra de agradecimento aos agentes culturais pela “capacidade de resistência e de resiliência” que demonstraram durante esse período.

“As pessoas estão ávidas, com necessidade de ir para a rua, de ir conviver, festejar”, constatou Ricardo Leão, manifestando a vontade de que as Festas de Loures constituam “um espaço de convívio, confraternização e elevação do nosso concelho”.

O presidente da Câmara de Loures, que durante esta apresentação assinou uma Carta de Compromisso, sublinhou também que “estas festas têm uma mensagem de sustentabilidade ambiental” e não esqueceu a questão da descentralização: “Todo o concelho tem de usufruir das suas festas”, defendeu Ricardo Leão.

A apresentação das Festas de Loures 2022 decorreu no Jardim Major Rosa Bastos, em Loures, e contou com a presença de alguns dos nomes que vão atuar entre os dias 15 e 17 de julho, em Sacavém, e 22 e 26 de julho, em Loures. Foram eles Miguel Cristovinho e Miguel Coimbra, dos D.A.M.A, a DJ Carolina Torres, o DJ Rich (da dupla Rich & Mendes) e Marco António, dos The Lucky Duckies. Este último subiu ao palco e brindou o público presente com uma atuação, interpretando o clássico dos anos 50, de Renato Carosone, Tu Vuò Fà L'Americano.

Na plateia estiveram, entre outros, os vereadores Paula Magalhães, Nelson Batista e Vasco Touguinha, bem como o presidente da Junta de Freguesia de Loures, António Pombinho.

Conheça o programa completo das Festas de Loures 2022 aqui.