Liga dos Combatentes

Homenagem aos ex-combatentes em mais um aniversário do Núcleo de Loures

01.07.2022

O Núcleo de Loures da Liga dos Combatentes celebrou, no dia 30 de junho, o 88.º aniversário da sua criação e o 7.º aniversário da sua reativação, com uma cerimónia de homenagem aos ex-combatentes.

• Aniversário do Núcleo de Loures da Liga dos Combatentes_2
  • Aniversário do Núcleo de Loures da Liga dos Combatentes_1
  • Aniversário do Núcleo de Loures da Liga dos Combatentes_3
  • Aniversário do Núcleo de Loures da Liga dos Combatentes_4

O programa teve início com uma missa de sufrágio, na Igreja de Santa Maria de Loures, seguindo-se a homenagem aos ex-combatentes, na Praça da Liberdade, em Loures, junto ao Momento aos Mortos da Grande Guerra.

O Coronel Carlos Ferreira Alves, na qualidade de presidente do Núcleo de Loures da Liga dos Combatentes, lembrou “a dívida histórica que temos para com aqueles que em diversos momentos combateram por Portugal”, mas sobretudo para “aqueles que já não se encontram entre nós. Que, com o seu esforço e abnegação, nos proporcionaram viver num país como Portugal, que foi e será obra de soldados”, afirmou.

“Somos um concelho de gente de lutas”, referiu na ocasião a vereadora Paula Magalhães, enaltecendo também o papel das famílias de cada um dos ex-combatentes, “dos vivos e dos falecidos”, que foi quem “vos permitiu serem os grandes combatentes que foram”, acrescentou.

A vereadora da Câmara Municipal de Loures deixou, igualmente, um desafio aos ex-combatentes: “no próximo aniversário do núcleo, gostaríamos de ver a as esposas dos ex-combatentes marcarem presença nesta celebração”, acrescentando que se trataria de “um sinal da evolução dos tempos, que mostra que também as mulheres fazem parte das lutas”, concluiu.

A cerimónia, que terminou com um Bucelas de Honra na sede do Núcleo de Loures, contou ainda com a presença dos presidentes das juntas de freguesia de Bucelas e Loures, respetivamente, Hélio Santos e António Pombinho, entre outras entidades.