FNAS apresentou metas específicas para o ciclo 2022-2024

01.07.2022

O Fórum Nacional de Álcool e Saúde (FNAS) apresentou, no dia 30, no Palácio Marqueses da Praia e Monforte, em Loures, as metas para o novo ciclo.

• FNAS 1
  • FNAS 2
  • FNAS 4

Empoderar, Cuidar e Proteger são os três pilares do plano definido até 2024, constituídos pelos objetivos fundamentais de diminuir o início do consumo de bebidas alcoólicas, na faixa etária dos 13 anos ou menos; reduzir as prevalências de consumo recente, em particular na população até aos 18 anos; diminuir o número de internamentos e a taxa de mortalidade padronizada por doenças atribuíveis ao álcool; reduzir o número de crianças e jovens em situação de perigo, assim como a criminalidade associada a comportamentos de consumo de bebidas alcoólicas.

Em Portugal, “o álcool é a substância psicoativa mais consumida” registando-se a “dependência alcoólica de um em cada cem portugueses. É também consequência de 27% das lesões provocadas por acidentes viários, 18% em casos de violência entre pessoas, e de 18% dos suicídios”, enunciou o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.

O responsável governamental identificou o uso nocivo do álcool como “um problema global e um dos principais fatores de risco na saúde, com impacto direto nos objetivos de desenvolvimento sustentável”, adiantando que, “se queremos um Serviço Nacional de Saúde mais forte, devemos apostar, também, na literacia e na informação, sobretudo junto dos mais jovens, para uma mudança de comportamentos estruturais”.

O compromisso de “empenhamento em ações de partilha e reflexão, no âmbito da resolução desta problemática”, foi reiterado pela vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Sónia Paixão.

“Contem com uma Autarquia parceira e ativa para a prossecução das politicas nacionais, e responsável, para com os nossos trabalhadores”, assegurou,

Na sessão também estiveram presentes o presidente e do secretário-geral do FNAS, João Goulão e Manuel Cardoso, respetivamente.