Homenagem a Maria Keil

Painel de azulejos inaugurado no Jardim de Infância da Apelação

01.07.2022

Foi inaugurado, no dia 30 de junho, no Jardim de Infância da Apelação, um painel de azulejos realizado por alunos do Agrupamento de Escolas Maria Keil, no âmbito da homenagem à artista, numa altura em que passam dez anos sobre a sua morte.

• inauguração painel azulejos apelação2
  • inauguração painel azulejos apelação3
  • inauguração painel azulejos apelação1

O painel resultou de um conjunto de oficinas de ilustração e cerâmica, realizadas entre 8 e 22 de junho, numa parceria entre a Câmara Municipal de Loures e o Agrupamento de Escolas Maria Keil, que tiveram como base o livro “Histórias da minha rua”, de Maria Cecília Correia.

Recorde-se que o processo criativo subjacente a esta obra infantil, a primeira que Maria Keil ilustrou, é tema da exposição patente na Biblioteca Municipal José Saramago até 24 de setembro.

A inauguração do painel de azulejos contou com a presença de António Marcelino, em representação do presidente da Câmara Municipal de Loures, e de Nuno Correia, diretor do Agrupamento de Escolas, bem como de familiares de Maria Cecília Correia, alunos, professores e funcionários do Jardim de Infância da Apelação.

O programa de homenagem a Maria Keil conta ainda com a exposição dos trabalhos realizados nas oficinas de ilustração, visitável na Galeria Municipal Vieira da Silva, no Parque Adão Barata, em Loures, e com o apontamento Maria Keil, operária das artes, no Museu de Cerâmica de Sacavém, encerrando no dia 24 de setembro com a estreia de Maria Keil: a escrita que o desenho esconde, pela equipa de animação da Rede  das Bibliotecas Municipais, na Biblioteca Municipal José Saramago, às 15 horas.

A homenagem a Maria Keil terá continuidade em 2023 e 2024, prevendo-se a instalação de novos painéis de azulejos nos outros dois equipamentos do agrupamento de escolas parceiro.