Atividades Económicas

Vereador da Economia e Inovação visita a empresa Veolia

01.07.2022

O vereador da Câmara Municipal de Loures responsável pela Divisão de Economia e Inovação, Nelson Batista, visitou ontem a empresa Veolia, em Santo Antão do Tojal.

• Visita Veolia 1
  • Visita Veolia 2
  • Visita Veolia 3
  • Visita Veolia 4
  • Visita Veolia 5
  • Visita Veolia 6
  • Visita Veolia 7
  • Visita Veolia 8
  • Visita Veolia 9
  • Visita Veolia 10

É na Zona Industrial da Manjoeira que está localizado um dos três equipamentos destinados ao tratamento e gestão de resíduos industriais e comerciais que a Veolia mantém em funcionamento no país. No Centro Operacional de Resíduos de Loures, onde são recebidas cerca de 180 mil toneladas de resíduos por ano, das quais 80 por cento são valorizadas, trabalham perto de 190 colaboradores.

Esta empresa é também responsável pela manutenção do Hospital de Loures, nomeadamente pelas infraestruturas existentes no interior deste equipamento, trabalho que é desenvolvido diariamente por uma equipa de 20 colaboradores.

Durante esta visita, o vereador Nelson Batista sublinhou que é intenção da Câmara Municipal de Loures trabalhar “em parceria” com as empresas do concelho. Uma das áreas de “trabalho conjunto” que o autarca gostaria de ver aprofundadas é a da responsabilidade social, através do desenvolvimento de projetos em benefício da comunidade.

Nelson Batista foi recebido por José Melo Bandeira, country manager da Veolia, que defendeu também existir “um potencial de entreajuda” entre a Autarquia e o tecido empresarial, o qual, em seu entender, poderá contribuir para que muitos negócios instalados em Loures possam dar “um salto qualitativo”.

Quanto ao trabalho desenvolvido no Centro Operacional de Resíduos de Loures, cujas instalações a empresa pretende expandir, José Melo Bandeira sublinhou a aposta que aqui é feita diariamente na “transformação ecológica”. “De fora parece que lidamos com lixo, mas lidamos com recursos. Aqui vive-se a economia circular”, afirmou o responsável.

A visita às instalações foi conduzida por Paula Correia, responsável operacional pelo Centro Operacional de Resíduos de Loures, que permitiu dar a conhecer várias áreas deste equipamento, nomeadamente a de prodição de combustível derivado de resíduos, a de descontaminação e desmantelamento de veículos em fim de vida, bem como de separação do alumínio e das borras das cápsulas de café.