Loures inaugurou complexo de inovação agroalimentar único no país

30.06.2022

O FoodLab, um complexo de incubação agroalimentar único no país criado pela Câmara Municipal de Loures com a comparticipação financeira do POR Lisboa 2020 e do MARL, foi ontem inaugurado no Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL), em São Julião do Tojal.

• Foodlab 1
  • Foodlab 2
  • Foodlab 3
  • Foodlab 4
  • Foodlab 5
  • Foodlab 6
  • Foodlab 7
  • Foodlab 8
  • Foodlab 9
  • Foodlab 10

Este complexo, que integra o Loures Innovation Hub, o pilar ligado à inovação do Loures Business Hub, pretende afirmar-se como uma plataforma de lançamento para novos negócios no setor agroalimentar, a nível nacional.

O FoodLab, que implicou um investimento de mais de 400 mil euros, dispõe de uma área de produção industrial completamente equipada, com duas linhas de produção alimentar: convencional e sem glúten. Esta unidade está também habilitada para certificar e garantir a qualidade alimentar do que aqui for produzido. Além disso, oferece às startups um KitchenLab, que pode ser utilizado como showcooking, zona de provas ou de testes de conceito, e uma loja – o FoodMarket – que pretende ser uma montra para os produtos produzidos na incubadora.

Na cerimónia de inauguração, o presidente da Câmara Municipal de Loures realçou as virtudes deste investimento, considerando que ele “vai possibilitar que ideias passem a marcas e vai possibilitar que ideias passem a empresas na área agroalimentar”. Neste âmbito, foram apresentados testemunhos de responsáveis de três empresas que cresceram na incubadora municipal.

“Quem, de facto, produz a riqueza são as empresas”, notou Ricardo Leão, sustentando que “cabe às entidades públicas agilizar, facilitar e apoiar esse empreendedorismo”.

O autarca reforçou a ideia de que, dentro da Área Metropolitana de Lisboa, “Loures é o concelho com maior potencial de crescimento”, revelando que “inúmeras empresas” têm transmitido à Autarquia a sua vontade de aqui investir.

Para Ricardo Leão, um investimento fundamental para o futuro é a criação de “um verdadeiro parque industrial”. “É um desígnio que não vou abandonar”, garantiu, acrescentando que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR LVT) será “a parceira privilegiada para chegarmos a esse momento”.

Presente na inauguração esteve também a presidente da CCDR LVT, Maria Teresa Almeida, que considerou que o FoodLab “é um projeto que vale a pena”, dando conta da sua satisfação por ter sido possível apoiá-lo com verbas do POR Lisboa 2020, um programa que “tem na inovação uma grande ambição”.

Já o presidente do conselho de administração do MARL lembrou que esta entidade se associou ao projeto do Loures Innovation Hub (nascido há cinco anos com a designação de Loures Inova) “desde o primeiro dia”. Para Jorge Reis, o agora inaugurado FoodLab é um investimento “da maior importância”, representando “um upgrade às atividades de inovação” já desenvolvidas.

Finalmente, o vereador da Câmara Municipal de Loures responsável pela Divisão de Economia e Inovação, serviço que através do Loures Innovation Hub operacionalizou todo este projeto, frisou a importância de projetos como este, falando num “trabalho meritório, extraordinário, a nível regional e até nacional”. Nelson Batista sublinhou ainda que a Autarquia está “a trabalhar afincadamente para que muitas empresas se possam sediar no território de Loures”.