Transportes públicos

Chegada da Carris Metropolitana a Loures adiada para janeiro de 2023

22.06.2022

O início da operação da Carris Metropolitana no concelho de Loures foi adiado para janeiro de 2023, “por razões da responsabilidade dos operadores prestadores de serviço”.

carris metropolitana campanha

O anúncio foi feito esta tarde pela Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), num comunicado em que se explica que, neste momento, “não estão garantidas as condições consideradas essenciais para a entrada em funcionamento do novo serviço, por razões da responsabilidade dos operadores prestadores de serviço”.

Assim, o início de operação que estava previsto para o dia 1 de julho de 2022 foi adiado para 1 de janeiro do próximo ano, não só na designada Área 2 (que além de Loures abrange Mafra, Odivelas e Vila Franca de Xira), mas também na Área 1 (que abarca os concelhos de Amadora, Cascais, Lisboa, Oeiras e Sintra). Até lá, todo o sistema de transportes se mantém como até aqui.

No comunicado já referido, explicita-se que “a falta de um número bastante significativo de viaturas novas, a inexatidão nas datas da sua disponibilidade e a adequação dos sistemas de informação necessários à prestação do serviço” são algumas das razões identificadas “para que se considere que o serviço não está em condições de ser colocado em prática”.

No documento, a TML acrescenta que “tem desenvolvido”, “em estreita colaboração com todas as câmaras municipais” da Área Metropolitana de Lisboa, “todos os esforços para que este processo decorra com o menor número de perturbações possíveis junto das populações e para que a operação da Carris Metropolitana seja uma realidade verdadeiramente disruptiva da qualidade do serviço rodoviário”.

Recorde-se que a entrada em funcionamento da Carris Metropolitana se irá traduzir na circulação de uma frota de autocarros completamente renovada e numa melhoria no serviço prestado, com linhas adicionais e novos percursos. Os novos veículos estarão equipados com wifi e USB.