A Câmara Municipal de Loures aprovou hoje o lançamento do concurso público simplificado para a obra de controlo sustentável de cheias na ribeira da Póvoa e rio de Loures, com o objetivo de controlar o risco de inundações nesta que está identificada como uma “zona crítica”.
Esta obra representa uma despesa superior a cinco milhões de euros e beneficiará de financiamento comunitário, no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. Os trabalhos a desenvolver, que serão divididos em três lotes, têm um prazo de execução de 365 dias.
Com esta intervenção, a Autarquia pretende, conforme se refere na proposta aprovada na reunião camarária de hoje, “garantir uma intervenção estrutural estratégica de controlo sustentável de cheias na várzea de Loures, numa extensão de cerca de 23 km e 18 linhas de água”.
Para tal, serão concretizadas três estratégias principais: redução do caudal afluente à zona crítica, promoção do escoamento rápido das áreas com riscos mais elevados e regulação do sistema fluvial.
Na reunião de hoje, foi também aprovada uma proposta referente ao valor dos títulos de transporte de utilização ocasional, adquiridos a bordo do serviço de transporte público rodoviário Rodinhas.
Com a entrada em funcionamento, a 1 de julho, da Transportes Metropolitanos de Lisboa, o valor das tarifas de bordo será uniformizado, passando a fixar-se em 1,25 euros. Ora, o acordo agora provado prevê que os passageiros do Rodinhas paguem apenas 85 cêntimos, sendo o valor remanescente assegurado pelo Município de Loures.
“Assim não estamos a sobrecarregar a população que utiliza este serviço”, sustentou o presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, adiantando que esta decisão representa uma despesa de cerca de 40 mil euros anuais para as contas da Autarquia.