Equipamentos de saúde

Lançada primeira pedra da nova Unidade de Saúde do Catujal-Unhos

09.05.2022

A construção da nova Unidade de Saúde do Catujal-Unhos, uma obra pela qual a população há muito ansiava, já é uma realidade: a cerimónia de lançamento da primeira pedra realizou-se no dia 7 de maio, na presença de numerosos habitantes do Catujal, Unhos e Apelação.

• Saúde Catujal 1
  • Saúde Catujal 2
  • Saúde Catujal 3
  • Saúde Catujal 4
  • Saúde Catujal 5
  • Saúde Catujal 6

Esta obra, orçada em mais de 3,3 milhões de euros, tem um prazo de execução previsto de 465 dias. O novo equipamento, que ficará localizado junto ao Parque Verde do Planalto do Catujal, irá servir cerca de 14 mil utentes.

“Hoje é um dia particularmente feliz para o nosso concelho”, afirmou na ocasião o presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, sublinhando que a saúde é “uma prioridade” para o seu executivo, que está apostado em “devolver a dignidade aos serviços públicos de saúde”, em benefício dos seus utentes e também dos trabalhadores.

Aos presentes, Ricardo Leão revelou que tem como meta, no atual mandato, inaugurar cinco novos centros de saúde: em Santa Iria de Azóia, no Catujal-Unhos, na Bobadela, em Camarate e em São Julião e Santo Antão do Tojal. “É um enorme salto qualitativo”, afirmou, explicando que a sua “visão” para áreas como a da saúde passa por “partilhar as soluções” com a Administração Central, para assim resolver “os problemas que afetam a população”.

Pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, o presidente do seu Conselho Diretivo, Luís Pisco, elogiou a “magnífica obra” da Unidade de Saúde do Catujal-Unhos, defendendo que “as pessoas merecem locais de prestação de cuidados de saúde com qualidade, segurança e conforto”.

Já o presidente da União das Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação, Renato Alves, enalteceu “a luta” da população, ao longo de “mais de 35 anos”, por esta causa.

Esta cerimónia contou com dois momentos musicais, a cargo do Grupo de Danças e Cantares do Catujal e do Grupo de Concertinas Os Bons Desafinados. No local em que foi colocada a primeira pedra, foi depositada uma “cápsula do tempo”, para as gerações futuras, com um jornal do dia e um auto de notícia referente à cerimónia.