Ir para o Conteúdo

Ambiente 

Inaugurado em Loures parque infantil que se ilumina com o movimento das crianças

29.04.2022

O concelho de Loures dispõe, desde a manhã de hoje, de uma nova área de recreio infantil com características únicas no país: o movimento das crianças nos brinquedos faz com que estes se iluminem, num efeito que perdura pela noite fora.

  • Parque infantil PAB 1
  • Parque infantil PAB 2
  • Parque infantil PAB 3
  • Parque infantil PAB 4
  • Parque infantil PAB 5
  • Parque infantil PAB 6
  • Parque infantil PAB 7

 

Este novo espaço foi inaugurado pelo presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, tendo sido prontamente estreado por um grupo de crianças do Centro Cultural e Social de Santo António dos Cavaleiros.

 

Os novos brinquedos encontram-se no Parque Adão Barata, em Loures, no parque infantil junto à área dedicada à prática de skate. “Vê como o teu movimento pode gerar luz”, lê-se no local, em lonas nas quais se acrescenta que “este parque gera sorrisos e energia”.

 

A inauguração desta área insere-se no projeto PAB_LivingLab: Vive a descarbonização, o qual tem como objetivo reduzir a intensidade carbónica das atividades e serviços do Parque Adão Barata, através da implementação de soluções tecnológicas inovadoras. 

 

“É o primeiro parque do género no país e isso deve encher-nos de orgulho”, afirmou na ocasião o presidente da Autarquia, sublinhando que Loures quer integrar “o lote de concelhos amigos do ambiente”, afirmando-se como “um concelho de referência” nesta área.

 

Ricardo Leão deu ainda a conhecer aos presentes algumas das medidas que se pretende concretizar, a breve trecho, no Parque Adão Barata: a instalação de painéis solares no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, bem como a instalação de um sistema que vai permitir uma “radiografia completa” deste edifício, e a monitorização dos seus consumos e necessidades de manutenção, à distância e em tempo real.

 

O autarca revelou também que se pretende instalar no parque de estacionamento um sistema de sensores, que vai permitir, aos automobilistas que aqui se deslocam, saber quais os lugares que se encontram disponíveis em cada momento. O Parque Adão Barata, resumiu Ricardo Leão, afirmar-se-á assim como “um centro piloto para novos projetos tecnológicos, numa lógica de economia circular”. 

 

 


Imprimir Endereço direto da página Imagem separadora