A visita, conduzida por Luís Cunha Velho, CEO da Media Capital, Carlos Vilaça, diretor de Planeamento, e Gabriela Sobral, diretora de Conteúdos e Produção, teve início com uma pequena apresentação do grupo Media Capital, onde está inserida a Plural Entertainment.
Na ocasião, a vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Sónia Paixão, destacou o facto de a Plural Entertainment continuar a ser “um importante parceiro do Município”, algo que se pretende fomentar com a criação de “novas parcerias e sinergias, neste mandato autárquico que agora estamos a iniciar”.
Nuno Dias, vereador responsável pela área do Urbanismo, reiterou que a Autarquia “está naturalmente disponível” para colaborar com a empresa, “dentro daquilo que são as nossas possibilidades e a gestão que queremos para o território e para as atividades económicas”.
Neste âmbito, Luis Cunha Velho, referiu que “o principal objetivo da empresa é a internacionalização: não só ao nível de meios técnicos e de cenografia, mas também enquanto produtora”, já que uma das vantagens da empresa é ter “todas as valências para que daqui saia um bom produto final”.
No complexo situado em Bucelas, além da produtora de conteúdos Plural Entertainment, estão também a empresa EMAV, responsável pelas transmissões e captações, e a EPC, que produz todos os cenários para o grupo Media Capital.
“A nossa atividade é transversal, começa na pré-produção e termina na pós-produção, sendo a única empresa em Portugal que consegue albergar todas as valências de produção, o que nos torna rápidos e eficientes”, acrescentou o diretor de Planeamento, Carlos Vilaça.
Luís Cunha Velho salientou ainda que o objetivo da internacionalização “é um caminho difícil, por causa da língua e dos custos”, mas lembra que a empresa tem “o know-how, as capacidades e as infraestruturas, sejam elas técnicas ou humanas”.
“Estamos a avaliar uma possível expansão e o futuro que a Media Capital quer dar a este complexo, embora não haja ainda nenhuma decisão”, acrescentou o CEO, agradecendo, desde logo, a disponibilidade da Câmara Municipal “para nos ajudar a expandir, se for essa a opção a tomar no futuro”.
Nelson Batista, vereador responsável pelas Atividades Económicas e pelo departamento de Ambiente, reiterou a disponibilidade da Autarquia para colaborar no eventual processo de expansão, na criação de novas parcerias com a incubadora Loures Inova e o FoodLab, instalados no MARL, mas também “na manutenção das parcerias na área do Ambiente”.
Produção de ficção e entretenimento em Bucelas
O centro de produção da Plural Entertainment foi instalado, em 2011, na Quinta dos Melos, em Bucelas.
Tem em funcionamento seis estúdios de ficção e também um estúdio onde são produzidos o entretenimento e programas diários da TVI – Goucha e Dois às 10 – com transmissão direta a partir destas instalações.
Tem ainda um armazém com mais de 3 mil m2, com cerca de três mil itens de adereços e mobiliário, e a maior área de pós-produção do país.
A Quinta dos Melos acolhe também a EPC (Empresa de Produção de Cenários), que constrói os cenários para a ficção da Plural, mas também para entretenimento, informação, cinema, teatro e publicidade, bem como a EMAV (Plural Meios Técnicos), que reúne os meios técnicos e audiovisuais.
Produzem cerca de 700 a 1000 horas de conteúdos editados, o que os coloca no top três das produtoras europeias, só atrás da RTL e da BBC, já tendo sido reconhecidos internacionalmente com dois Emmy Awards e mais cinco nomeações.