A Câmara Municipal de Loures instalou, em vários locais, recipientes destinados à deposição de beatas, com o objetivo de alertar e informar a população para a importância da preservação dos ecossistemas.
“Sabia que, em Portugal, em média, sete mil beatas por minuto são lançadas ao chão e contaminam os ecossistemas?” é a mensagem que se pode ler nestes contentores, nos quais os munícipes são convidados a apagar e a depositar as suas beatas. Por enquanto, pode encontrá-los por exemplo junto aos Paços do Concelho, no Parque Adão Barata e no Jardim Major Rosa Bastos.
Produzidos com plástico reciclado, os recipientes agora instalados – denominados Eco.Beatas – pretendem sensibilizar quem por eles passa não só para a importância de não se atirarem beatas para o chão, mas também para a necessidade de repensarmos os nossos consumos e de aplicarmos os gestos de redução, reutilização e reciclagem no nosso dia a dia.
Um projeto de reciclagem das beatas que vierem a ser recolhidas encontra-se em estudo, com entidades parceiras da Autarquia, com o objetivo de eventualmente utilizar estes resíduos como matéria-prima, promovendo-se assim a economia circular.
Dado o seu peso diminuto, as beatas atiradas para o chão são transportadas pela água da chuva e caem em sumidouros, a partir dos quais viajam até ao mar. Em todo o mundo, são produzidos cerca de 11 milhões de cigarros por minuto.