Está a decorrer, até 13 de agosto, o período de discussão pública da proposta para a delimitação de quatro Unidades de Execução em Loures Nascente.
A discussão pública refere-se à proposta de delimitação de quatro unidades de execução, numa área de cerca de 17 hectares, que assenta numa visão de conjunto, onde está contemplada a construção prioritária da nova Via Urbana Interior (VUI), alternativa à Rua da República, a definição de uma zona de terciário qualificado, a criação de novas centralidades, a estabilização da rede viária e da oferta de estacionamento, e ainda a garantia de espaço verde para executar o Parque Urbano do Rio.
A solução urbanística integra o traçado do metropolitano de superfície, disponibilizado pelo Metropolitano de Lisboa, e considera a localização de uma estação a Nascente, na unidade de execução um.
O modelo adotado baseia-se na estruturação da malha urbana ancorada na VUI, e no novo Parque Urbano do Rio que é assumido como uma coroa verde de enquadramento, na transição para a várzea, com espaços de recreio e lazer que promovem a descompressão e o encontro de pessoas.
Ao longo da VUI, do lado Norte, irão nascer novos edifícios com escritórios nos pisos superiores, bem como comércio e serviços nos pisos térreos. Nesta zona, apta para a fixação de terciário qualificado, está também prevista a construção de um hotel.
A Sul da VUI, é proposta uma ocupação menos densa, destinada a serviços e habitação, a articular com a transformação do largo do Mercado e os novos equipamentos.
A vivência do centro da cidade é ativada pela integração de novos espaços de utilização pública e pela construção de equipamentos que irão beneficiar de boas condições de acesso pedonal, em transporte individual e em transporte público, entre elas a Praça do Mercado, o Centro Cultural, e ainda um edifício multifuncional, que englobe o mercado, a interface, a loja do cidadão e o parque de estacionamento público subterrâneo.
Os interessados em participar nesta discussão pública, devem consultar a documentação disponível aqui ou no Departamento de Planeamento e Gestão Urbanística (DPGU), em Loures, entre as 9h00 e as 16h00.
As reclamações, observações, sugestões e pedidos de esclarecimento devem ser enviadas por correio, para a morada do DPGU, serem entregues pessoalmente no mesmo departamento, ou ainda enviadas para o endereço de correio eletrónico discussaopublica_dpu@cm-loures.pt, até ao dia 13 de agosto.