O Ambiente foi a temática em destaque na iniciativa Mais perto de si!, que deu a conhecer o trabalho desenvolvido pela Autarquia nesta área, com três grandes objetivos: dar melhores condições de vida à população, prevenir os efeitos das alterações climáticas e preservar os valores ambientais.
Ao longo de todo o dia 26 de maio, o presidente e o vice-presidente da Câmara de Loures, respetivamente Bernardino Soares e Paulo Piteira, visitaram, acompanhados de técnicos municipais e de representantes de entidades externas, vários pontos do concelho, nos quais o Município concretizou intervenções relevantes na área ambiental.
Com essas intervenções, sintetizou Bernardino Soares, a Autarquia pretende “dar melhores condições de vida à população, com mais zonas verdes, melhor possibilidade de contacto com a natureza, ambientes mais amigáveis e capazes de serem usufruídos por toda a população”. Além disso, pretende-se, como destacou o autarca, “prevenir os efeitos das alterações climáticas” e promover a “preservação dos valores ambientais”.
Nesse último domínio, o presidente da Câmara Municipal de Loures sublinhou o esforço que tem vindo a ser feito para poupar água, nomeadamente com a aposta nas novas zonas verdes, em prado de sequeiro e não em relva. Esta naturalização dos espaços contribui para que a sua manutenção se torne menos intensiva, proporcionando ainda alimento aos insetos polinizadores e refúgios para a fauna.
Bucelas, onde foi recentemente disponibilizado à população o ValoRio – Percurso Ribeirinho do Rio Trancão, e Santo António dos Cavaleiros, onde está em curso uma relevante intervenção de substituição da rede de abastecimento de água, foram dois dos pontos de visita. A iniciativa Mais perto de si! – Ambiente contemplou também passagens por Loures, onde decorre a obra de construção do Parque Urbano do Infantado, e pelo Catujal, sítio no qual é já possível usufruir do novo Parque Verde do Planalto do Catujal.
Defesa da floresta e limpeza de terrenos
Nos últimos dois anos, a Câmara Municipal de Loures procedeu, através da equipa dos Sapadores Florestais, à execução de mais de 80 hectares de faixas de gestão de combustível, tendo ainda sido intervencionados dezenas de quilómetros de rede viária florestal. Esta equipa integra o dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, levando a cabo missões de vigilância, ataque inicial ao fogo e apoio ao rescaldo.
A Autarquia tem apostado igualmente na limpeza de terrenos municipais, delegando nas juntas de freguesia uma verba superior a 300 mil euros, para que estas possam proceder às operações de limpeza e assim garantir condições de salubridade e segurança. Quanto aos terrenos privados, o Município enviou este ano mais de 1500 comunicações a proprietários, notificando-os para que procedam ao cumprimento das suas obrigações legais.
Intervenções em linhas de água
O Município tem vindo a intervir “com grande intensidade” na renaturalização e preservação das linhas de água, como sublinha Bernardino Soares. Exemplo disso é o trabalho concretizado no rio Trancão, junto a Bucelas, onde foram investidos mais de 300 mil euros no projeto ValoRio, através do qual se procurou proteger os patrimónios hídrico, ecológico e paisagístico, bem como prevenir fenómenos de cheias e erosão.
Em implementação está também o Plano Estratégico de Reabilitação de Linhas de Água (PERLA), que nesta fase contempla cinco projetos piloto: na Ribeira de Casal da Serra; na Junqueira; no Parque Adão Barata, em Loures; no rio Trancão no Freixial; no rio Pinheiro de Loures, em A-dos-Cãos; e na ribeira de Lousa, em Ponte de Lousa.
Em 2021, a Câmara criou a Brigada Guarda-Rios, que se dedica à limpeza das margens e cursos de água e à execução de estruturas de engenharia natural, para melhoria das condições das margens.
Rede de abastecimento de água
Os Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas (SIMAR) encontram-se a desenvolver trabalhos de renovação da rede de abastecimento de água em Santo António dos Cavaleiros, intervenção a concretizar em três fases, e que representa um investimento superior a 2,4 milhões de euros. A redução das perdas de água é um dos objetivos a atingir, juntamente com a melhoria do serviço à população.
“Este caminho fez-se nos últimos anos a partir do ponto zero”, afirmou Bernardino Soares, notando que têm sido feitos “avanços significativos” para melhorar o abastecimento de água e diminuir as perdas em todo o concelho. Os investimentos já programados ascendem a cerca de seis milhões de euros e contemplam a renovação de 40 quilómetros de rede.
Estrutura ecológica de recreio
No atual mandato autárquico, foram criados três novos parques urbanos, com um total de 5,4 hectares: Parque Verde da Quinta de Santa Teresa e Parque do Bairro de Santo António, ambos em Camarate; e Parque Urbano do Planalto do Catujal, em Unhos. Em curso, e com conclusão prevista para setembro, encontra-se o Parque Urbano do Infantado, que vai permitir aos moradores desta zona “fortemente densificada” usufruir de “um conjunto de respostas para todas as idades”, como refere Bernardino Soares.
Nos próximos anos, a Câmara prevê criar outros dois novos parques, que se encontram em fase de projeto de execução: o Eco Land Arte Parque das Oliveiras e o Parque da Urbanização da Quinta da Areeira, ambos em Camarate. Está em causa um investimento previsto de mais de três milhões de euros, que se traduzirá na disponibilização à população de mais 19 hectares de parques urbanos.
Desde 2014, a Autarquia tem vindo a implementar um Plano Estratégico de Gestão Diferenciada e Sustentável dos Espaços Verdes do Concelho, indo ao encontro de uma política de adaptação às alterações climáticas e promovendo a biodiversidade.