14.ª edição

Amadeu Baptista vence Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho

19.04.2021

Amadeu Baptista, com a obra Escrito na Grécia, é o vencedor da 14.ª edição do Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho, na modalidade Poesia, relativo a 2020/2021.

amadeu

O júri do prémio, constituído pelo presidente da Associação Portuguesa de Escritores, José Manuel Mendes, por António Carlos Cortez e por Margarida Vale de Gato, foi unânime em distinguir Amadeu Baptista. Uma decisão justificada pelo facto de Escrito na Grécia constituir “um volume de forte coerência temática e unidade estilística, onde avultam textos em que a poesia se concebe numa linguagem descritiva, mas ao mesmo tempo especulativa”.

Amadeu Baptista nasceu no Porto, em 1953, e o seu primeiro livro, As Passagens Secretas, data de 1982. Desde então o autor publicou mais de trinta títulos de poesia, entre os quais Paixão (Prémio Vítor Matos e Sá, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Prémio Teixeira de Pascoaes), Poemas de Caravaggio (Prémio Nacional de Poesia Natércia Freire e Prémio Literário João Lúcio), Os Selos da Lituânia (Prémio Edmundo Bettencourt Cidade do Funchal), Açougue (Prémio Espiral Maior, Espanha) e Um Pouco Acima da Miséria (Prémio de Poesia Cidade de Ourense, Espanha).

O vencedor vai receber um prémio no valor de três mil euros, o qual conta com o patrocínio da empresa Blueotter Circular.

O Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho, instituído pela Câmara Municipal de Loures em 1993, pretende incentivar a produção literária em língua portuguesa, distinguindo obras inéditas de autores de nacionalidade portuguesa ou naturalizados. Este galardão pretende também homenagear a memória da escritora e ativista que lhe dá nome e que, ao longo da sua vida, contribuiu para a dinamização cultural do concelho.

A cerimónia de entrega do prémio está agendada para dia 22 de maio, às 17h30, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures.