Zona ribeirinha

Terminal de contentores da Bobadela relocalizado a partir de 2022

08.04.2021

O terminal de contentores da Bobadela vai ser relocalizado de forma progressiva, num processo que terá início em 2022 e se prolongará até 2026, conforme estabelece uma resolução hoje aprovada em Conselho de Ministros, no âmbito da preparação da Jornada Mundial da Juventude 2023.

O presidente da Câmara Municipal de Loures congratulou-se com esta decisão, a qual vinha reivindicando há muito. "Foi finalmente tomada a decisão de aquele terminal de mercadorias ser deslocalizado para outro sítio, permitindo recuperar toda aquela zona ribeirinha de volta para as populações e garantir melhores condições de sustentabilidade", sublinhou Bernardino Soares.

A resolução hoje aprovada determina a criação de um grupo de projeto, o qual irá assegurar o acompanhamento dos trabalhos de preparação e organização daquele evento, e fixa um calendário gradual para a relocalização definitiva do Complexo Logístico rodoferroviário da Bobadela.

O calendário fixado pelo Governo estabelece a libertação definitiva da zona sul até 31 de dezembro de 2022. Já a parcela correspondente ao Parque Central irá ser temporariamente desocupada entre 1 de janeiro e 31 de agosto de 2023 e de forma definitiva até 25 de abril de 2024. Finalmente, a área a norte, mais próxima de Santa Iria de Azóia, ficará desocupada até ao final de 2026.

"Naturalmente nós gostaríamos que tudo fosse mais cedo, mas penso que um cronograma estabelecido como está nos permite, a partir de agora, garantir junto do Governo que este plano de trabalhos que se vai concretizar e que devolverá toda aquela zona ao uso público e à população de Loures", afirmou o presidente da Autarquia, recordando que foi já lançado o concurso público para o passeio ribeirinho que irá unir Lisboa, Loures e Vila Franca de Xira.