Loures em Congresso

Parque da várzea e costeiras de Loures em debate

23.06.2015

A Câmara Municipal de Loures apresentou, dia 19 de junho, na Quinta do Conventinho, em Santo António dos Cavaleiros, o projeto Parque da várzea e costeiras de Loures, na semana em que o Loures em Congresso debate os projetos estruturantes.

• Parque da várzea e costeiras de Loures em debate

“A várzea está no coração do nosso concelho”, ocupa uma área central e pouco povoada, unindo as cidades de Loures e Sacavém, mas também São Julião do Tojal, Santo Antão do Tojal, Santo António dos Cavaleiros, Frielas e Unhos, referiu o vereador Tiago Matias na abertura da sessão. “É preciso valorizar e dar a conhecer este elemento fundamental do nosso concelho, que é a várzea de Loures, porque muitos munícipes desconhecem este enorme valor que aqui temos”.
João Paulo Fernandes, da Universidade de Évora, fez a apresentação geral do projeto, chamando a atenção para a importância de preservar e potenciar o valor económico dos usos e atividades agrícolas que dominam esta área, dar a conhecer os caminhos e quintas seculares que integram o vasto património cultural ali existente, mas, principalmente, promover o valor ambiental existente na rede de rios, ribeiras, pauis, sapais e salinas que, povoadas por um conjunto de aves, anfíbios e peixes raros, fazem da várzea um ecossistema onde prolifera a biodiversidade.
“É preciso permitir que a cidade conheça a várzea, arranjando maneira de as pessoas a poderem percorrer, sentir e conhecer”, acrescentou João Paulo Fernandes. E foi também nesta perspetiva que os alunos da Escola Básica João Villaret, do Infantado, apresentaram um vídeo denominado Da janela da minha escola, onde apelaram à conservação e fruição deste importante património natural.
As intervenções seguintes incidiram, essencialmente, sobre a vertente agrícola da várzea, a sua importância no passado e no presente, os constrangimentos, pontos fortes e as expetativas da ocupação agrícola que, atualmente, representa já cerca de 350 hectares.
Criar parcerias e melhorar os circuitos de distribuição, apostando no desenvolvimento integrado de um setor que continua a ter uma forte predominância no concelho, são alguns dos valores económicos que a Autarquia também pretende promover com este projeto. “A várzea tem que ser assumida como uma mais-valia, a nível ambiental, social, económico e patrimonial, pois só assim conseguiremos ter uma estratégia coerente para todo o território”, referiu António Pombinho, vereador responsável pelas atividades económicas.
A tarde foi de visita ao Museu Municipal de Loures, com intervenções sobre o património e a biodiversidade, que complementam o projeto deste parque na sua vertente de cultura e lazer.
“O maior desafio deste projeto é fazer com que a várzea ligue as duas partes do concelho – zona norte e oriental – considerando-a um elemento identitário, que marca indelevelmente a realidade do concelho de Loures”, rematou António Pombinho.
No sábado, 20 de junho, os participantes puderam ficar a conhecer um pouco melhor este território, num passeio pedestre pela várzea, com início no parque da cidade de Loures, rumo à Praça Monumental de Santo Antão do Tojal, passando pela Villa Romana de Frielas e o Paul das Caniceiras.