Loures em Congresso

Trabalho em funções públicas

19.06.2015

Mais de duas centenas de trabalhadores participaram, dia 17 de junho, num debate relacionado com o presente e o futuro do trabalho em funções públicas, integrado no Loures em Congresso.

• Trabalhadores da Autarquia

“Sendo o Loures em Congresso uma iniciativa sobre o futuro do nosso concelho, não podia deixar de dar uma importância especial aos trabalhadores da Autarquia, que têm um papel decisivo no desenvolvimento do nosso concelho. Não há futuro para uma organização pública sem a valorização dos seus trabalhadores. São os trabalhadores que fazem andar as organizações e isso não é diferente na administração pública”, referiu Bernardino Soares na abertura da sessão, onde esteve acompanhado pelo vice-presidente, Paulo Piteira e pela vereadora Maria Eugénia Coelho.
“Os últimos anos foram de ataque e desqualificação dos trabalhadores, de uma campanha para denegrir o trabalho em funções públicas, a qualidade dos trabalhadores, em particular na administração local, transformando-os nos responsáveis pela situação a que chegou o país. Um ataque que se dirigiu também às próprias instituições autárquicas locais, sujeitas a limitações severas do ponto de vista financeiro e da sua autonomia. Assistimos a uma redução arbitrária e sem qualquer critério dos recursos humanos nos municípios, imposta por lei, que se traduziu numa penalização para os serviços públicos prestados pelas autarquias, mas também conduziu ao envelhecimento e à não renovação da estrutura”, acrescentou ainda o presidente da Autarquia.

Perspetivas de futuro
As diferentes perspetivas - dos sindicatos, investigadores, médicos, psicólogos e técnicos - sobre a gestão de pessoas em funções públicas, os riscos psicossociais no trabalho, as questões ligadas à saúde mental, ao bem-estar e à motivação, bem como as problemáticas do envelhecimento organizacional, foram alguns dos temas abordados nos quatro painéis selecionados para este debate, “que é também para abrir perspetivas para o futuro”, reiterou o autarca. “Queremos que as decisões da administração e as políticas que vamos aplicando sejam participadas, tenham o envolvimento dos trabalhadores, porque sabemos que quanto mais os trabalhadores participarem nas decisões que são tomadas, maior será a sua motivação para levá-las à prática no concreto”.
No encerramento da sessão, onde esteve também presente o vereador Fernando Costa, a responsável pelos recursos humanos da Autarquia, vereadora Maria Eugénia Coelho, lembrou ainda que “temos centrado algum do nosso trabalho na melhoria das condições de trabalho dos trabalhadores municipais. É certo que ainda há muito para fazer, mas contamos com cada um de vocês para nos ajudar neste desafio, que é tornar o concelho de Loures num concelho melhor e mais agradável para viver, onde o rigor, a qualidade, e o profissionalismo dos trabalhadores do Município sirvam também para demonstrar que o serviço público é aquele que melhor serve o interesse das populações”.