Remoção de amianto nas escolas de Loures já começou

26.02.2021

A Câmara Municipal de Loures iniciou a concretização do Plano de Remoção das Coberturas em Fibrocimento nas Escolas do Concelho, tendo em vista a eliminação definitiva de amianto dos espaços escolares.

• amianto catujal1
  • amianto catujal2
  • amianto catujal3
  • amianto catujal4
  • amianto catujal5
  • amianto catujal6

Este plano – financiado por investimento municipal e fundos comunitários – representa um valor global de 3 milhões e 768 mil euros.

O presidente da Câmara Municipal de Loures visitou esta manhã a Escola Básica do Catujal, na qual está praticamente concluída a obra de remoção das coberturas de amianto.

Bernardino Soares notou que “está a avançar rapidamente a retirada das coberturas de fibrocimento – as coberturas de amianto – das escolas que são do nosso concelho, mas da responsabilidade do Ministério da Educação”, assegurando que serão 19 as escolas intervencionadas nos próximos meses.

“O investimento total destas obras é de mais de três milhões e setecentos mil euros, sendo que cerca de dez por cento é financiamento do Município, uma vez que o Orçamento de Estado não contribui para estas intervenções. As restantes verbas são obtidas através de fundos comunitários”, revelou.

O presidente da Câmara Municipal salientou ainda que “apesar de não ter responsabilidades nestas escolas, a Autarquia disponibilizou-se para avançar com as obras para que este problema não fosse adiado durante mais umas décadas”.

A realização das intervenções nas escolas está a cargo de uma empresa certificada, tendo a Câmara Municipal de Loures assegurado que foram adotados todos os procedimentos apropriados, legais e técnicos, estando por isso salvaguardada a segurança das populações envolventes.