A partir de fevereiro

Empresa Transportes Metropolitanos de Lisboa passa a gerir sistema de bilhética

15.01.2021

Os serviços de emissão e gestão do cartão Lisboa VIVA vão passar a ser prestados, a partir do dia 17 de fevereiro, pela Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), a empresa criada pela Área Metropolitana de Lisboa para gerir o serviço público de transportes rodoviários.

• Cartão Lisboa Viva

Com a constituição da TML, detida a 100% pela Área Metropolitana de Lisboa, esta passará a integrar a OTLIS – Operadores de Transportes da Região de Lisboa, que é atualmente a gestora do sistema de bilhética. Assim, transitarão para a nova entidade metropolitana a emissão e gestão do cartão Lisboa Viva e o tratamento das respetivas bases de dados, sendo que para os utilizadores do cartão não haverá alterações.

A TML foi criada tendo em vista a prossecução de competências nos domínios da mobilidade e dos transportes, designadamente das competências de autoridade de transportes relativamente aos serviços públicos de transporte de passageiros, incluindo a gestão dos contratos de serviço público de transporte rodoviário de passageiros de âmbito intermunicipal e municipal. Também da sua responsabilidade será a instalação de uma plataforma tecnológica que integre os sistemas de bilhética e de informação ao público.