Projeto selecionado

Conheça a futura Praça da República em Sacavém

15.01.2021

A Câmara Municipal de Loures já definiu como ficará a Praça da República, em Sacavém, após as obras de regularização fluvial e controlo de cheias da ribeira do Prior Velho, atualmente em curso.

• prepublica1
  • prepublica2
  • prepublica3

O projeto escolhido – de entre 13 concorrentes – prevê redefinir e qualificar o espaço público, tirando partido das caraterísticas e da centralidade daquele que é também conhecido como o ‘Rossio de Sacavém’.

Com uma localização privilegiada, na confluência e proximidade de importantes eixos ferro-rodoviários, a Autarquia aproveita a oportunidade para clarificar e dimensionar o espaço público na Praça da República, valorizando o conjunto monumental ali existente, composto pela Igreja de Nossa Senhora da Purificação de Sacavém e o Convento de Nossa Senhora dos Mártires.

O projeto prevê, assim, a criação de duas praças em cotas distintas: a Praça do Rossio, com áreas amplas, qualificadas e polivalentes, adaptadas ao uso contemporâneo e à realização de atividades de ar livre; e ainda a Praça Miradouro, numa cota superior, que fará o enquadramento do conjunto monumental, reforçando a sua presença e potenciando a sua leitura.

A solução encontrada propõe ainda um espaço multiusos que, em dias normais, funcionará como estacionamento para 64 lugares, mas que poderá também ser utilizado como área de apoio em eventos pontuais como festas e feiras.

No que diz respeito à acessibilidade e circulação, serão colocadas passadeiras em todas as interseções e o troço da via que divide a Praça da República será elevado à cota do passeio de forma a facilitar a mobilidade pedonal e a acalmia de tráfego.