Se reside e/ou trabalha no concelho preencha o questionário

Loures elabora Plano Municipal para a Integração de Migrantes

07.01.2021

A Câmara de Loures está a desenvolver o Plano Municipal para a Integração de Migrantes, através do qual pretende definir estratégias promotoras da integração desta comunidade. Se reside e/ou trabalha no concelho, contribua para a construção deste plano, através do preenchimento de um questionário.

• Plano migrantes

Este projeto, com vigência entre outubro de 2020 e dezembro de 2022, é cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI) e conta com a participação do Alto Comissariado para as Migrações (ACM), enquanto entidade delegada.

A construção e implementação do Plano Municipal para a Integração de Migrantes assenta no amplo envolvimento de todos os cidadãos (migrantes e sociedade de acolhimento) e na participação ativa dos principais atores sociais locais, estando neste momento em curso a criação de uma plataforma de acompanhamento e monitorização, a qual conta já com a adesão de 26 parceiros com interesses e responsabilidades em matéria de acolhimento e integração dos migrantes. Esta plataforma, que se pretende representativa da diversidade cultural do concelho e que irá funcionar como órgão consultivo e de monitorização das políticas locais, será responsável pelo plano, desde a fase de conceção até à sua implementação e avaliação.

O processo participativo assume-se como essencial e imperativo para a construção deste plano, com o objetivo de acolher os contributos dos munícipes, de modo a compreender as reais necessidades da comunidade migrante e a reunir sugestões de ações e medidas que possam promover a sua integração no concelho.

Se tem mais de 18 anos e reside e/ou trabalha no concelho, poderá participar neste processo, através do preenchimento de um questionário disponível aqui (em português) ou aqui (em inglês).

Para mais informações, contacte a Câmara Municipal de Loures através do endereço eletrónico  todosfazemparte@cm-loures.pt ou dos telefones 924 487 262/211 150 164.