LOURES EM CONGRESSO

AUGI e construção ilegal em debate

02.06.2015

O Loures em Congresso abriu espaço para mais um seminário, desta vez sobre AUGI e construção ilegal: experiências de atuação na região de Lisboa e Vale do Tejo, que decorreu na cooperativa Alto dos Moinhos, na Apelação, no dia 28 de maio.

• AUGI e construção ilegal em debate

Numa parceria entre a Câmara Municipal de Loures e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), esta iniciativa teve como objetivo partilhar metodologias adotadas em processos de regularização e refletir sobre as formas de conduzir à legalidade, uma realidade que não se esgota nas Áreas Urbanas de Génese Ilegal (AUGI).

“Somos um concelho com situações diversificadas, mas a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), que está para publicação em Diário da República, vem abrir caminho para a legalização dos nossos bairros”, começou por dizer o presidente da Câmara Municipal de Loures, na abertura deste seminário. “As taxas pagas pelos proprietários têm de ter reflexo no investimento do bairro”, continuou Bernardino Soares, explicando para as áreas insuscetíveis de reconversão urbanística será preciso um investimento de cerca de cinquenta milhões de euros,  “um problema que não é só municipal, mas também regional. Penso que este seminário vai contribuir para encontrar respostas para estas questões”.

João Pereira Teixeira, presidente da CCDR-LVT, falou sobre o seu percurso académico e experiência nesta área, comparando-a com a realidade de outros países.

O primeiro painel do seminário foi subordinado ao tema Construções em Zonas de Risco que soluções? – Experiências de abordagem à reconversão de áreas de génese ilegal, que contou com a participação de José Luís Zêzere, professor catedrático do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, Mário Cotovio, técnico da Câmara Municipal de Loures, e de Alexandre Soares, dirigente da Câmara Municipal de Odivelas, sob a moderação do vereador da Câmara Municipal de Loures, António Pombinho.

A parte da tarde foi dedicada ao tema Experiências de abordagem à reconversão de áreas de génese ilegal, e teve como oradores, técnicos dos Municípios de Vila Franca de Xira, Oeiras, Sintra, Sesimbra, Palmela, Odivelas e Ourém.

No decorrer da iniciativa, marcaram também presença o vereador Nuno Botelho e o presidente da União de freguesias de Camarate, Unhos e Apelação, Arlindo Cardoso.