O projeto Naturba tem como missão conceber, experimentar e difundir novos instrumentos de gestão integrada dos territórios urbanos, agrícolas ou naturais das grandes regiões do Sudoeste Europeu (SUDOE), promovendo através de uma rede de parcerias um projeto partilhado e sustentável, entre a cidade e o campo, tendo em comum o novo contrato social, a coerência económica e a antecipação das mudanças climáticas.
Cofinanciado pelo Programa INTERRG IV B SUDOE, no âmbito da Cooperação Territorial Europeia do QREN, o projeto Naturba visou impulsionar o desenvolvimento urbano sustentável, aproveitando os efeitos positivos da cooperação transnacional.
Além de Loures, foram parceiros deste projeto os municípios portugueses do Barreiro e Palmela, os espanhóis de Etorlu – San Sebastian e Múrcia e os parceiros franceses do SMEAT – Sindicato Misto dos Estudos da Aglomeração Toulousiana.
No âmbito deste projeto, foi realizado um estudo, desenvolvido pela Universidade de Évora, sobre a Várzea de Loures, um espaço agrícola de extrema importância para a regulação do sistema hidrológico do vale do rio Trancão e estuário do rio Tejo. Também o Paúl das Caniceiras, em Santo Antão do Tojal, foi objeto de estudo, pretendendo-se instalar aí um centro de interpretação ambiental e de observação de aves.
Os três municípios Naturba partilham o mesmo desafio: encontrar respostas para um modelo de desenvolvimento urbano sustentável que contribua para o crescimento harmonioso da região onde se inserem. Para isso publicaram um Guia Metodológico.
Guia Metodológico