Ir para o Conteúdo

Até 31 agosto

Exposição Insetos em Ordem


A Câmara de Loures convida a visitar a exposição Insetos em Ordem, patente no Centro de Educação Ambiental, no Parque Urbano de Santa Iria de Azóia (PUSIA) até 31 de agosto.

Insetos em Ordem propõe aos visitantes um jogo de pistas acessível a todas as idades e desafia-os a serem biólogos por uma hora. Em vez de disponibilizar a informação científica de uma forma passiva, este novo conceito obriga os visitantes a passarem pela experiência individual da identificação dos animais.

 

À entrada, todos recebem um inseto verdadeiro, conservado em resina, e, para tomar a decisão do caminho a seguir na chave dicotómica desenhada no espaço, têm de observar as suas características morfológicas. No fim do caminho encontram a ordem a que pertence o inseto que escolheram.

 

Trata-se de uma exposição desenvolvida no Ano Internacional da Biodiversidade 2010, por uma parceria constituída pelo Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal e Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

 

Pelo interesse manifestado pelo público, professores e outros agentes que trabalham na área da educação e sensibilização ambiental, foi apoiada pelo programa O Mundo na Escola, do Ministério da Educação e Ciência, tendo sido criada uma versão itinerante que passou por praticamente todos os distritos do país entre 2012 e 2014. Desde então já foi exibida em 17 locais, contando com mais de 65 mil visitantes.

 

Insetos em Ordem estará patente no PUSIA entre 20 de março de 2019 e 31 de agosto de 2020.

 



Imprimir Endereço direto da página Imagem separadora