A Galeria Municipal Vieira da Silva, no Parque Adão Barata, em Loures, recebe, no dia 14 de dezembro, pelas 20h30, uma sessão de cinema, que terá em cartaz o filme O Mal-Amado, de Fernando Matos Silva.
Uma vez por mês, a Galeria Municipal Vieira da Silva acolhe uma sessão de cinema, apresentando ao público filmes rodados no pré e pós 25 de Abril de 1974.
Esta iniciativa decorre no âmbito da exposição documental Grande Plano para a Liberdade, patente naquele equipamento cultural até 27 de abril de 2025, que parte da ideia de se mostrarem aspetos relacionados com o cinema no Estado Novo e, consequentemente, com a conquista da liberdade, focando-se ainda em alguns filmes posteriores ao 25 de Abril, que tentaram retratar o mesmo período, já com a possibilidade de o fazerem sem peias e os cortes da censura.
João, com cerca de 25 anos, decide abandonar os estudos, pouco antes de ir para a tropa. Soares, o pai – funcionário público zeloso, com influências e amizades –, arranja-lhe um emprego transitório. Colocado numa secção de mulheres, a chefe, Inês, transfere para ele uma paixão frustrada pelo irmão, morto na guerra colonial, enquanto João começa a namorar Leonor, uma colega. Aí surge o melodrama: por mero acaso de ciúme, Inês acaba por abatê-lo com um tiro de pistola…
A entrada na sessão é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, até às 15 horas do dia anterior, através do endereço de correio eletrónico dac_galerias@cm-loures.pt.
Consulte aqui o programa do ciclo de cinema integrado na exposição Grande Plano para a Liberdade, que decorre até dia 25 de abril de 2025.