Em outubro comemora-se o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Em Loures, a data será assinalada com o Acordo de Cooperação Voluntários de Leitura e com a realização de seminários que pretendem destacar a importância do livro junto das crianças.
Ao longo de todo o mês de outubro as escolas básicas do concelho de Loures irão receber a visita de escritores e contadores de histórias. Esta iniciativa, lançada em 2003 pela International Association of School Librarianship, tem este ano como tema A biblioteca escolar é super!
Mas em Loures, os pontos altos de comemoração deste mês acontecem nos dias 20 e 27 de outubro. Numa parceria coma Rede de Bibliotecas Escolares, a Biblioteca Municipal José Saramago (BMJS) assinou com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa um Acordo de Cooperação Voluntários de Leitura.
O projeto Voluntários de Leitura, criado em 2012 pelo Centro de Investigação para Tecnologias Interativas da Universidade Nova de Lisboa, e coordenado por Isabel Alçada, destina-se a potenciar o desenvolvimento de uma rede nacional de voluntariado na área da promoção da leitura. Os voluntários de leitura são pessoas que disponibilizam algum do seu tempo para promover o prazer de ler. Podem ler em parceria com uma ou duas crianças, em voz alta para um grupo ou uma turma de crianças ou jovens em escolas, bibliotecas ou outras instituições, ou animar a leitura em círculos de adultos.
No dia 27 de outubro, na BMJS, entre as 14h30 e as 17h00, irão ter lugar dois seminários: Na biblioteca da escola os livros têm de ser livres, com Dora Batalim, da Universidade Católica, e Uma história, dezenas de cabeças, milhares de sentidos, com a escritora Margarida Fonseca Santos.
A não perder também a exposição Do primeiro livro ao e-book, patente até 31 de outubro na BMJS.
A participação é gratuita, limitada à capacidade da sala.
Saiba mais