Ir para o Conteúdo

20 a 23 outubro

II Congresso Internacional A Hidráulica em Edifícios Monumentais


O Município de Loures vai receber, no dia 21 de outubro, o II Congresso Internacional A Hidráulica em Edifícios Monumentais, que se irá realizar no Palácio dos Arcebispos, em Santo Antão do Tojal.

Além de Loures, este congresso, promovido pelo Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, irá realizar-se também nos municípios de Arruda dos Vinhos, Mafra, Odivelas e Lisboa, e tem como objetivos partilhar ideias e apresentar estudos e investigações no âmbito da hidráulica monumental, nomeadamente sobre os equipamentos que a compõem, entre os quais, chafarizes, fontes ou aquedutos.

 

O sistema hidráulico é um subsistema arquitetónico que só pode ser compreendido atendendo à constituição dual da sua estrutura: a que se situa ao nível do solo, referente à água potável (subsistema hidráulico inferior) e a que concerne às águas pluviais (subsistema hidráulico superior). Ambos implicam aspetos de grande importância para o funcionamento de qualquer edifício: captação, distribuição e evacuação das águas.

 

Na última década foram realizados trabalhos de investigação sobre a componente hidráulica da arquitetura histórica monumental, religiosa e civil, considerando as questões técnicas e as de caráter artístico, não só em Portugal, como também na Europa.

 

Prevê-se que as comunicações decorram durante o período da manhã, ficando as tardes reservadas para a realização de visitas orientadas aos monumentos, nomeadamente, ao Palácio dos Arcebispos de Santo Antão do Tojal, ao Mosteiro de São Dinis, em Odivelas, ao Palácio Nacional de Mafra, ao Chafariz e Aqueduto de Arruda dos Vinhos e ao Aqueduto das Águas Livres, em Lisboa.


Mais informações: https://hidraulicaedificio.wixsite.com/congresso

 

Programa: https://hidraulicaedificio.wixsite.com/congresso/apresentacao

 

 



Imprimir Endereço direto da página Imagem separadora