A exposição pretende contextualizar, através de uma abordagem à obra do pintor Moita Macedo, a exibição de um conjunto de desenhos oferecidos pelo filho do artista, Paulo Macedo, à Câmara Municipal de Loures. Selecionaram-se para isso um conjunto de 65 obras e alguns documentos que permitem uma perspetiva da obra do artista e do trabalho plástico que durante duas décadas criou intensamente.
Moita Macedo desempenhou uma intensa atividade como programador cultural, artista plástico e poeta, com obra muito diversificada. Formado no ateliê da Cooperativa Gravura, onde ingressa em 1963 e onde conhece Almada Negreiros, dedica os últimos 20 anos da vida a uma intensa atividade cultural e política, relacionando-se com importantes artistas e escritores portugueses, desenvolvendo ao mesmo tempo uma atividade criadora de uma enorme produtividade.
A mostra, sendo uma revisitação da obra do seu autor, é também a abordagem a uma figura que documenta, de alguma forma, uma época de profunda transformação social e cultural da sociedade portuguesa e de toda a esperança e batalhas, individuais e coletivas, que ela encerrou nos anos de maior criatividade do artista.
De entrada gratuita, a exposição estará patente entre 6 de maio e 14 de outubro de 2023, e poderá ser visitada de terça-feira a domingo, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas.
Saiba mais