Semana Verde

Fiscalização de Resíduos

OPERAÇÃO

Entre 25 a 29 de março, decorreu, nos concelhos de Loures e de Odivelas, um conjunto de operações de vigilância e fiscalização de deposições ilegais de resíduos, monos e obras sujeitas a licenciamento ou comunicação prévia, naquela a que foi dado o nome de Semana Verde.

 

Tratou-se de uma resposta ao aumento, em grande escala, da produção e deposição de resíduos nos concelhos de Loures e de Odivelas.

 

A reativação da atividade económica, com especial incidência no setor do imobiliário, mas também a reanimação do consumo, geraram nos últimos anos um aumento generalizado da produção de resíduos, com um especial aumento dos resíduos de construção e demolição (RCD) e de monos, agravando-se a deposição ilegal dos mesmos no território.

A prática de deposição ilegal constituiu hoje um dano ambiental considerável, com impacto na qualidade de vida das populações.

A resposta a este problema tem exigido um esforço acrescido material, humano e financeiro por parte dos serviços das Câmara Municipal de Loures, nas ações de limpeza e remoção dos depósitos ilegais

 

A operação de fiscalização envolveu um conjunto de departamentos municipais, a policia Municipal de Loures, as forças de segurança da PSP e GNR, bem como outras entidades, entre elas, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT).