Plano Municipal para a Integração de Migrantes
Loures é um concelho que faz parte da Área Metropolitana de Lisboa fazendo fronteira, entre outros, com o concelho de Lisboa. Esta proximidade associada a alguns processos de gentrificação na capital faz com Loures seja um concelho com uma elevada taxa populacional, sem que esta condição implique necessariamente que seja um território totalmente urbano. Observando a demografia e geografia do concelho encontramos um concelho assimétrico e diversificado, com uma faixa oriental urbana e populosa e uma zona norte caraterizada pela ruralidade e baixa densidade populacional.
À semelhança de outros concelhos limítrofes à capital, verifica-se uma elevada percentagem de população imigrante face ao total da população concelhia. Segundo os dados disponibilizados pelo SEF e INE, 2019, a população estrangeira residente representava cerca de 9,2% do total da população concelhia (19.649 estrangeiros residentes).
Loures continua a assumir este potencial humano e esta diversidade como condição essencial para o desenvolvimento sustentável do concelho. Deste entendimento resulta o compromisso permanente assumido pela autarquia em garantir o respeito pelo individuo, conforme defendido na Constituição República Portuguesa e nos demais tratados internacionais que Portugal subscreveu.
É com este compromisso que a Câmara Municipal de Loures irá desenvolver o projeto de conceção e implementação do Plano Municipal para a Integração de Migrantes.
Este projeto com vigência entre outubro de 2020 a dezembro de 2022, cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI) e com o Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM) como entidade delegada, tem como objetivo definir estratégias conjuntas, promotoras da integração da comunidade migrante que reside no concelho, valorizando o seu potencial para o desenvolvimento local.
Loures aposta num processo participativo o mais amplo possível com o objetivo da construção de um diagnóstico de necessidades completo e consequente Plano com respostas mais ajustadas e sustentáveis devidamente monitorizado e avaliado contado já com a adesão dos parceiros-chave com interesse e responsabilidade na área.
Pretende-se que o Plano aprofunde e dissemine as boas práticas de acolhimento e integração de migrantes já desenvolvidas no concelho, estabeleça estratégias promotoras de uma atuação integrada entre as diferentes entidades que atuam no território e que introduza políticas e novas medidas promotoras do diálogo intercultural, da valorização da diversidade e da interculturalidade, reconhecendo as mudanças migratórias das últimas décadas e o perfil de participação das novas gerações.
Em Loures todos fazem parte!
#LRS#todosfazemparte
Para mais informações: todosfazemparte@cm-loures.pt | 924 487 262 | 211 150 164

Plataforma de Acompanhamento e Monitorização:
Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I.P.
Agrupamento de Escolas de Bobadela
Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado
Agrupamento de Escolas Maria Keil
Associação Beneficente Ajuda (ABA)
Associação de Promotores de Saúde, Ambiente e Desenvolvimento Sócio Cultural (PROSAUDESC)
Associação Nacional de Educação Artística e Cultural (ANEAC) – Conservatório de Artes de Loures
Associação para a Mudança e Representação Transcultural (AMRT)
Associação para o Ensino Profissional em Transportes e Logística (AEPTL/IPTRANS)
Associação Unida e Cultural da Quinta do Mocho (AUCQM)
Câmara Municipal de Loures
Conselho Português para os Refugiados (CPR)
Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Purificação de Sacavém
Freguesia de Bucelas
Freguesia de Fanhões
Freguesia de Loures
Freguesia de Lousa
Instituto do Emprego e Formação Profissional, IEFP, I.P
Shiv Mandir Portugal – Templo Hindú
União da Juventude Angolana de Portugal (UJAP)
União das Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação
União das Freguesias de Moscavide e Portela
União das Freguesias de Sacavém e Prior Velho
União das Freguesias de Santa Iria de Azoia, São João da Talha e Bobadela
União das Freguesias de Santo Antão e São Julião do Tojal
União das Freguesias de Santo António dos Cavaleiros e Frielas
União de Refugiados em Portugal (UREP)
Pode consultar AQUI o Plano Municipal para a Integração de Migrantes aprovado em 13 de maio de 2021 em sede de Plataforma de Acompanhamento e Monitorização; em 31 de maio pelo Conselho Local de Ação Social; em 2 de junho pela Câmara Municipal e em 17 de junho pela Assembleia Municipal.
saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3)
regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)