Património

Restauro do Palácio Valflores já teve início

15.11.2018

Está a decorrer a primeira fase da obra de consolidação estrutural da Quinta e Palácio Valflores, projeto promovido pela Câmara Municipal de Loures.

• Restauro do Palácio Valflores já teve início

A primeira fase deste projeto, com um valor estimado de cerca de 348 mil euros, beneficia de um financiamento de 50% do PORLisboa 2020. Será seguida por outras duas fases, as quais se destinam à recuperação da cobertura, fecho de vãos de portas e janelas, bem como ao restauro e proteção dos elementos arquitetónicos.
O Palácio e Quinta de Valflores localizam-se em Santa Iria de Azóia, e constituem um conjunto patrimonial quinhentista de inegável valor. Trata-se de uma casa de campo senhorial, ou seja, uma residência civil, construída no século XVI, de configuração renascentista, apresentando numa das fachadas, embora hoje já bastante arruinada, uma loggia voltada ao Tejo.
Este é um dos poucos exemplares deste tipo de edificações, não só no distrito de Lisboa, mas também no resto do país. De facto, existem já poucas casas senhoriais deste género e época, e, mais ainda, que tenham chegado até aos nossos dias com poucas alterações em relação à construção inicial.
O seu valor foi corroborado pela classificação como Imóvel de Interesse Público em 1982, diploma que estabeleceu igualmente uma zona especial de proteção.