Outono no Há Vida em Montachique

14.11.2018

O outono foi a estação do ano em destaque na iniciativa Há vida em Montachique que se realizou no Parque Municipal do Cabeço de Montachique, no dia 10 de novembro.

• Outono no Há Vida em Montachique

Esta foi a quarta de um conjunto de quatro atividades, a realizar em cada estação. Na primeira parte, realizada em sala, abordaram-se as características climáticas da estação e a sua explicação em termos da posição da Terra em relação ao Sol, caracterizando-se a fauna e flora, bem como as atividades humanas em meio rural.
Já no exterior, os participantes tiveram oportunidade de observar uma grande quantidade e variedade de cogumelos, entre eles o Clathrus ruber, um cogumelo de cor vermelha e forma arredondada, que exala um forte odor.
Observaram-se, ainda, algumas flores de outono, abordando-se, igualmente, o tema das migrações das aves. Os participantes fizeram algumas paragens para ouvir o concerto O Outono, de Antonio Vivaldi, obra que reporta à generosidade das colheitas, aos excessos do consumo de vinho, às festas populares e aos rituais da caça.
Há vida em Montachique é uma iniciativa promovida pelo Município de Loures que visa a divulgação da biodiversidade do Parque Municipal do Cabeço de Montachique, em Fanhões, através de atividades de ciência e de educação ambiental, acompanhadas por biólogos.
As atividades, que se irão realizar até dezembro de 2018, têm como principais objetivos dar a conhecer a riqueza biológica do parque e envolver a comunidade na sua divulgação e preservação.
As atividades, gratuitas, estão sujeitas a um número limitado de participantes. Mais informações através dos números de telefone 211 150 326/211 151 531 ou através do endereço eletrónico dzvf@cmloures.pt.