Reunião de Câmara

Câmara de Loures reduz IMI pelo sexto ano consecutivo

09.11.2018

A Câmara de Loures aprovou, no dia 9 de novembro, uma proposta de redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 2019, fixando a taxa geral nos 0,377%. A proposta segue agora para deliberação em sede de Assembleia Municipal.

• fachada cml

A proposta, aprovada com os votos a favor da CDU, abstenção do PS e votos contra do PSD, fixou a taxa geral do IMI para 2019 nos 0,377% (0,38% em 2018).

No que diz respeito ao ‘IMI Familiar’, a proposta agora aprovada mantém a redução do IMI de 20€ para famílias com um dependente, 40€ (dois dependentes) e 70€ (três, ou mais, dependentes a cargo).

“O nosso objetivo passa por promover uma nova redução do IMI a pagar pelos munícipes de Loures, de forma moderada, é certo, mas sustentada. Optámos também por manter as reduções para as famílias com filhos”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, durante a apresentação da proposta.

Por outro lado, ressalvou, “apresentamos uma proposta de agravamento para os proprietários de imóveis que se encontrem devolutos ou degradados”.

“Consideramos que esta proposta representa um bom equilíbrio entre a sustentabilidade financeira da Câmara Municipal e o impacto na vida das famílias”, concluiu Bernardino Soares.

A Câmara Municipal aprovou ainda uma redução de 20% da taxa de IMI, até ao limite máximo de 70 euros, para os bombeiros voluntários, nos termos do Regulamento Municipal de Atribuições de Benefícios Sociais aos Bombeiros Voluntários do Concelho de Loures.