Bucelas

Festa do Vinho e das Vindimas animou Capital do Arinto

16.10.2018

Milhares de pessoas passaram, entre os dias 12 e 14 de outubro, pela vila de Bucelas, para participar em mais uma edição da Festa do Vinho e das Vindimas.

• Festa do Vinho e das Vindimas animou Capital do Arinto

A envolvente do Museu do Vinho e da Vinha foi o local escolhido para implantar esta festa, onde se celebrou a cultura, o associativismo, e o tão afamado vinho de Bucelas que, ao longo de todo o fim de semana, esteve disponível para prova na tenda dos produtores.

“A Festa do Vinho e das Vindimas tem-se vindo a afirmar como um espaço de grande qualidade cultural, em que procuramos divulgar um produto de excelência do nosso concelho e, mais concretamente, da freguesia, que é o vinho de Bucelas”, mas também como uma oportunidade para dar a conhecer “o nosso património, a gastronomia, os museus e ainda a nossa riqueza natural”, referiu Paulo Piteira, vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, na abertura das festividades.

Uma festa popular que resulta do “trabalho voluntário, da parceria e da profunda colaboração entre a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia e um conjunto muito alargado de coletividades da freguesia”, reiterou Paulo Piteira no discurso que antecedeu o concerto mais esperado desta festa: Rouxinol Faduncho. Um espetáculo musical humorístico que encheu o recinto de música e boa disposição.

Ao longo do dia de sábado tiveram lugar degustações e visitas guiadas ao Museu do Vinho e da Vinha, à Igreja Matriz, ao Núcleo Museológico de Arte Sacra e ainda uma visita pedonal à Capital do Arinto. Mas o destaque foi para a emissão em direto do programa da RTP Aqui Portugal, que durante toda a tarde levou a Festa do Vinho e das Vindimas à casa dos telespetadores.

O ponto alto deste evento foi no domingo, com o Desfile Etnográfico pelas ruas de Bucelas, onde os visitantes puderam apreciar carros representativos das diversas fases de produção do vinho, desde a surriba (plantação de uma vinha nova) até à adega, e os diversos trajes saloios associados a esse trabalho.

Antes do Trio Odemira subir ao palco para encerrar a Festa do Vinho e das Vindimas 2018, o presidente da Junta de Freguesia de Bucelas, Élio Matias, agradeceu o contributo de todos na realização daquele que é já considerado um dos maiores eventos culturais, de cariz associativo, da região saloia.