Loures

Meeting Internacional de Clarinete

10.10.2018

A Câmara Municipal de Loures promoveu, entre 4 e 7 de outubro, a edição 2018 do Meeting Internacional de Clarinete Marcos Romão dos Reis Jr., iniciativa que trouxe a Loures grandes clarinetistas nacionais e internacionais.

• Meeting Internacional de Clarinete

Durante quatro dias, Loures foi a Capital do Clarinete, marca que é demonstrada no desenvolvimento que a divulgação deste instrumento tem tido em Loures e além-fronteiras, juntando alguns dos melhores instrumentistas do mundo, numa iniciativa que tem na sua direção musical e pedagógica o maestro António Saiote.

Organizado pela Câmara Municipal de Loures, em parceria com a Junta de Freguesia de Loures, o evento constitui o culminar da atividade da Academia de Clarinete Marcos Romão dos Reis Jr., projeto de formação musical destinado aos músicos de bandas filarmónicas, orquestras ligeiras e escolas de música do movimento associativo, alunos de conservatórios e escolas superiores de música, e demais músicos individualmente considerados. Nesta edição, a formação destinou-se a executantes de clarinete, oboé, fagote, trompa e flauta.

O Meeting Internacional teve início no dia 4 de outubro, na Igreja Matriz de Loures, com a atuação da Orquestra de Clarinetes da Universidade de Aveiro. O vice-presidente da Câmara Municipal de Loures marcou presença no primeiro de seis concertos, salientando que esta é uma iniciativa que “se insere numa estratégia que traçámos, há um tempo a esta parte, e que visa colocar Loures na linha da frente em relação ao ensino, aprendizagem e formação deste instrumento musical”.

Paulo Piteira destacou a importância de existir “uma fortíssima tradição de clarinetistas de grande qualidade com origem em Loures, que têm no maestro António Saiote um dos seus expoentes máximos”.

Ainda no âmbito da estratégia de fazer de Loures a Capital do Clarinete, o autarca reiterou a importância “de termos momentos de qualidade, na perspetiva da formação, com a vinda de formadores e professores de referência, nacionais e internacionais”, bem como de se manter o acesso “a todos os que queiram participar neste trabalho de formação”.

Paulo Piteira terminou a sua intervenção, anunciando a novidade de “termos alargado o leque de instrumentos de sopro, permitindo continuar com a nossa estratégia, que visa tornar a música mais acessível, transformando-a em algo integrante do nosso quotidiano”.

Ao longo dos quatro dias de Meeting, os participantes tiveram a oportunidade de trabalhar com alguns dos melhores instrumentistas do mundo, proporcionando-lhes experiências únicas de partilha e aquisição de conhecimentos, da maior relevância para a sua prática e formação musical. Destaque para os concertos, exposições, masterclasses e workshops, que contaram com a presença do maestro António Saiote, bem como de docentes e solistas nacionais e internacionais, nomeadamente: Andrzej Wojciechowski, António Lopes, Bárbara Borowicz, Beatriz Carvalho, Carolino Carreira, Grzegorz Wieczorek, José Ricardo, Luís Carvalho, Luís Vieira, Martim Barbosa, Nuno Ivo Cruz, Paulo Gaspar, Piotr Thieu Quang, Ricardo Lopes, Rodrigo Neves e Tiago Bento.

Concertos descentralizados

O Meeting Internacional de Clarinete foi ainda abrilhantado por um vasto leque de concertos descentralizados, que atraíram centenas de amantes de música a vários locais do concelho – Loures, Fanhões, Lousa, Sacavém, Zambujal e Santa Iria de Azóia. Destaque para os concertos do dia 5 – Quinteto de sopros, na Igreja Matriz de São Saturnino de Fanhões, e Big Band de Loures e solistas Paulo Gaspar e António Saiote, na Igreja Paroquial de São Pedro de Lousa. No dia 6, o Museu de Cerâmica de Sacavém recebeu o concerto de Beatriz Carvalho e Martim Barbosa, dois nomes incontornáveis da música oriundos do concelho de Loures, com a clarinetista polaca, Bárbara Borowicz. Ainda no mesmo dia, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Zambujal foi palco do concerto com a Banda do Meeting Internacional de Clarinete e os solistas Tiago Bento, António Lopes, Rodrigo Neves, Andrzej Wojciechowski e Grzegorz Wieczorek. O último dia encerrou com uma visita guiada ao Palácio de Valflores, em Santa Iria de Azóia, que integrou diversos apontamentos musicais, e um concerto com o Quarteto de Clarinetes de Lisboa, na Igreja Matriz de Loures.

Presente no encerramento do evento esteve o vice-presidente da Autarquia, que agradeceu a todas as entidades parceiras envolvidas no Meeting e que tornaram possível a sua realização, destacando o apoio do maestro António Saiote, que é “imprescindível”.

Recorde-se que o Meeting Internacional de Clarinete é o evento final do projeto de formação musical da Academia de Clarinete Marcos Romão dos Reis Jr., que a Câmara Municipal de Loures desenvolve ao longo do ano, sob a direção pedagógica do maestro António Saiote.

A edição 2018 contemplou seis concertos, um corpo docente composto por 12 professores (incluindo quatro docentes polacos), mais de 25 horas de formação, abrangendo cerca de uma centena de músicos, e a estreia mundial de uma obra interpretada pela Banda do Meeting Internacional de Clarinete. Além da parceria com a Junta de Freguesia de Loures, o evento contou ainda com o apoio das juntas de freguesias de Fanhões e Lousa, União das Freguesias de Santo Antão e São Julião do Tojal, e da Embaixada da República da Polónia em Lisboa.