Temporada Música em Si Maior

Carmina Burana em Loures

17.09.2018

A Câmara Municipal de Loures organizou a cantata Carmina Burana, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, no dia 16 de setembro.

• Carmina Burana em Loures

No concerto, integrado na temporada Música em Si Maior, participaram a Banda dos Bombeiros de Loures, a soprano Carla Caramujo, o tenor João Cipriano Martins e o barítono Armando Possante, sob a direção musical de Jorge Camacho.

Este evento, ao qual assistiram cerca de oitocentas pessoas, apresentou ainda a Camerata Vocal de Torres Vedras e o coro emCANTUS da Associação Coral de Odivelas.

“Este concerto simboliza um progresso pela atuação da Banda dos Bombeiros de Loures, que tem conquistado o panorama musical português pela sua qualidade notável. No Município, orgulhamo-nos do nosso trabalho, nos últimos anos, que permitiu criar mais públicos para a música clássica e outros géneros musicais, potenciando a aprendizagem dos mais jovens e proporcionando condições para as populações usufruírem deste aspeto cultural”, assinalou o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares.

Carmina Burana, baseada em poesias latinas do final do século XIII, foi composta por Carl Orff em 1936, tendo-se tornado numa das cantatas mais populares do século XX, em especial pelos movimentos de abertura e fecho intitulados “O Fortuna” entendidos como uma parábola da vida humana exposta a constante mudança.