Prémios APOM 2018

Cemitério Municipal de Loures distinguido com menção honrosa

17.07.2018

A Câmara Municipal de Loures foi distinguida com uma menção honrosa na categoria “Trabalho na área da Museologia” dos Prémios APOM 2018, da Associação Portuguesa de Museologia.

• Cemitério Municipal de Loures distinguido com menção honrosa

O galardão, entregue na cerimónia dos Prémios APOM 2018, que teve lugar no dia 25 de maio, no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, distinguiu o Cemitério Municipal de Loures entre 253 candidaturas num total de 26 prémios.
A candidatura apresentada pretendeu ver reconhecido o trabalho que tem vindo a ser realizado pela Câmara Municipal de Loures na área do Turismo Cemiterial, com vista à promoção da descoberta de valores históricos, estéticos, monumentais e ambientais que existem no Cemitério Municipal de Loures. Ali, é possível observar a riqueza da simbologia da arte funerária e os inúmeros retratos pintados por Álvaro Pedro Gomes, pintor de azulejos da antiga Fábrica de Loiça de Sacavém, bem como descobrir a beleza da cantaria e da representação de profissões: autores, escritores e escultores. E até contemplar o único e valioso Mausoléu da República, declarada em Loures a 4 de outubro de 1910.
A programação de visitas temáticas (mensalmente, aos domingos), exposições no Núcleo Museológico e concertos na Capela contribuem para transformar o Cemitério Municipal de Loures num efetivo museu a céu aberto.