Em Loures

Festa do Associativismo

17.07.2018

A Câmara Municipal de Loures organizou, entre os dias 13 e 15 de julho, mais uma edição da Festa do Associativismo.

• Festa do Associativismo (2018)

“Este certame constitui-se como uma oportunidade para divulgar a intensa atividade do movimento associativo, que é um fator de enriquecimento do nosso território e um elemento de forte importância democrática, porque o seu envolvimento na política do Município representa o envolvimento de todos nas decisões”, assinalou o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares´, acompanhado pelo vice-presidente da Autarquia, Paulo Piteira, e pelos vereadores Ivone Gonçalves, Nuno Botelho e António Marcelino.

A iniciativa, que decorreu no Pavilhão Paz e Amizade, foi composta por dezenas de expositores de coletividades e associações do concelho dedicadas ao desporto, cultura e lazer, numa demonstração do “apoio do Município ao movimento associativo, que consideramos uma prioridade, pelo que o orçamento disponibilizado triplicou, nos últimos quatro anos, para apoiar um conjunto de iniciativas em benefício da comunidade”, avançou o dirigente municipal.

Os dias foram preenchidos, nomeadamente, com as atuações dos Ranchos Folclóricos dos Grupos Sportivo de Lousa e Danças e Cantares do Catujal, da Sociedade Filarmónica União Pinheirense, do Grupo Folclórico Verde Minho e da Associação de Dança de Moscavide. Contou, ainda, com as demonstrações de ginástica da GesLoures, zumba pela Academia Recreativa e Musical de Sacavém, acrobacia aérea e técnicas circenses do grupo Gato Ruim, kickboxing pelo Grupo Desportivo Águias de Camarate e taekwondo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures. No espaço multiusos estiveram a Academia de Esgrima Histórica; o Grupo Desportivo de Lousa, com prova de ginástica; e o Comité Paralímpico de Portugal; Atlético Clube de Moscavide e Pioneiros – Núcleo Basket de Loures, com sessões de basquetebol.

Esta festa anual é um “grande ‘pontapé de saída’ para o período das Festas de Loures em que a cultura, o desporto, a participação e o convívio são a marca do nosso concelho”, concluiu Bernardino Soares.

No encerramento do evento, Paulo Piteira procedeu à entrega de certificados aos participantes.