Natureza e Cultura

Percurso pedestre por Bucelas

17.07.2018

A Câmara Municipal de Loures realizou, no dia 14 de julho, um percurso pedestre por Bucelas.

• Percurso pedestre por Bucelas

Um grupo de quinze pessoas efetuou, ao longo de cerca de duas horas, uma viagem pela história daquela freguesia e Capital do Arinto, conhecendo o Museu do Vinho e da Vinha, a Igreja Paroquial, o quartel Guilherme Henrique Soromenho, dos Bombeiros Voluntários, e a Casa de Nossa Senhora da Paciência.

A visita também incluiu o núcleo museológico Mário Roberto, principal dinamizador de recolha e identificação de material dedicado à vida dos Bombeiros de Bucelas. Nascido em dezembro de 1933, Mário Roberto ingressou no Quadro de Honra do Corpo de Bombeiros em 1997.

Daquele espaço fazem parte um painel com a Bandeira, o Estandarte, o Quadro de Honra e a explicação do nome do quartel, além do primeiro veículo auto-pronto-socorro da associação, adquirido em 1935, e de imagens de ocorrências marcantes como a queda de um avião da Força Aérea no Moinho dos Bichos, em 1960, e as inundações de novembro de 1967 e 1983.

O próximo percurso pedestre, com cerca de 13 quilómetros, vai decorrer na freguesia de Fanhões, no próximo dia 28, a partir das 20h00.