Reunião de Câmara

Aprovado protocolo entre a Câmara Municipal e a Associação Chão dos Bichos

24.05.2018

Em Reunião de Câmara, realizada a 23 de maio, no Palácio Marqueses da Praia e Monforte, em Loures, foi aprovada a celebração de um protocolo de colaboração com a Associação Chão dos Bichos, que permitirá controlar as populações de cães e gatos existentes no concelho.

Aprovado protocolo entre a Câmara Municipal e a Associação Chão dos Bichos

Com uma contrapartida financeira no valor de 21 mil euros, foi aprovado o protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Loures e a Associação Chão dos Bichos. Este protocolo permitirá o cumprimento de atribuições legais atribuídas à Autarquia.

A esterilização dos animais recolhidos pelo Município e a implementação de um programa de captura, esterilização e redução das comunidades de gatos, para controlo das populações existentes, serão realizados, em conjunto, pela Autarquia e pela Associação Chão dos Bichos.

Apoios a Instituições Particulares de Solidariedade Social
Por unanimidade foram aprovadas também atribuições de apoio financeiro a três Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, num valor total de 33.860 euros. À Cercipóvoa será atribuída uma comparticipação financeira de 13.860 euros. Os restantes 20 mil euros, deste apoio social prestado pela Autarquia, serão divididos pelo Centro Social e Paroquial de São Pedro de Lousa e pela Comissão Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos de Santa Iria de Azóia.

Votos de pesar por António Arnaut e Júlio Pomar

Foram igualmente aprovados os votos de pesar por António Arnaut e Júlio Pomar, falecidos a 21 e 23 de maio, respetivamente, realizando-se um minuto de silêncio em sua memória. Como ministro dos Assuntos Sociais do II Governo Constitucional, foi recordada a contribuição de António Arnaut na criação do Serviço Nacional de Saúde, em 1979, bem como o seu papel de resistente antifascista durante o regime de Salazar. Sobre Júlio Pomar, um dos nomes maiores da arte portuguesa, recordou-se a sua intervenção cívica e política, como resistente antifascista, na luta pela democracia e liberdade, destacando-se a sua participação ativa no Movimento de Unidade Democrático (MUD).