Proteção Civil

Dia Municipal do Bombeiro celebrado em Loures

22.05.2018

O Dia Municipal do Bombeiro foi comemorado, em Loures, nos dias 19 e 20 de maio, com um vasto conjunto de atividades, com destaque para a sessão pública de homenagem aos bombeiros do concelho.

• Dia Municipal do Bombeiro celebrado em Loures

A sessão pública de homenagem aos bombeiros do concelho de Loures teve lugar, na noite de 19 de maio, no Pavilhão da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sacavém.
As insígnias, entregues pelo presidente e vice-presidente da Câmara de Loures, Bernardino Soares e Paulo Piteira, pelos vereadores Sónia Paixão, André Ventura e Ivone Gonçalves, e ainda pelo presidente da Assembleia Municipal de Loures, Ricardo Leão, tiveram como objetivo distinguir um bombeiro por cada corporação pelo seu desempenho, espírito de missão, exemplo de excelência, sentido de profissionalismo e dedicação à causa demonstrados em 2017.
Ângelo Simões, secretário-geral do secretariado das associações de bombeiros do concelho de Loures, abriu a sessão relembrando o ano de 2017 como “um ano trágico para a população portuguesa e para os bombeiros”, não conseguindo explicar “onde fomos buscar tanta coragem, força e disponibilidade”. Reconheceu, apesar de tudo, que os bombeiros do concelho de Loures “têm conseguido cumprir a sua missão com as dificuldades inerentes, devido à visão estratégica da Câmara Municipal, em conjugação com os esforços das associações de bombeiros”.
“É sobejamente conhecido o dinamismo da Câmara Municipal de Loures no apoio que dá às associações de bombeiros, reconhecido a nível nacional e sendo um exemplo para vários municípios”, referiu Ângelo Simões. “Reconhecemos o esforço que o Executivo atual da Câmara tem feito na reposição daquilo que se perdeu em anos passados, tanto a nível financeiro, como de recursos humanos e materiais. A Autarquia está a fazer o seu papel, cumprindo com as suas responsabilidades”, admitiu.
Bernardino Soares fez saber que a Câmara de Loures considera esta iniciativa “como da maior importância, no seu calendário institucional ao longo do ano”.
“O Município tem vindo a reconhecer a necessidade de incrementar o apoio aos bombeiros, com a certeza de que este continua a ser insuficiente e é ainda mais insuficiente quando é apenas incrementado por parte quer do Município, quer das freguesias, e não da parte de quem deveria ter a maior responsabilidade da administração central”, criticou.
Bernardino Soares relembrou a atribuição, este ano, de 1 milhão e 900 mil euros aos bombeiros do concelho de Loures, “o que significa o aumento de mais um efetivo em cada corpo de bombeiros”, não esquecendo que “ao longo do ano também houve apoio para instalações, obras, manutenção de quartéis, de uma importância fundamental”.
A sessão de homenagem aos bombeiros contou, ainda, com um concerto por parte da Banda da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fanhões.

Desfile apeado e motorizado na Rua da República
Muitas outras atividades fizeram parte do programa do Dia Municipal do Bombeiro, com destaque para o Desfile Apeado e Motorizado, no dia 20 de maio, que percorreu a Rua da República até ao Parque Adão Barata, local onde, na parte da manhã já haviam estado em exposição os veículos e equipamentos dos corpos de bombeiros do concelho.
As atividades tiveram, no entanto, início no dia 19 de maio com um seminário no auditório da Escola Secundária Dr. António Carvalho de Figueiredo, em Loures, subordinado ao tema “Incêndios rurais – Segurança no comportamento do incêndio”, que contou com a presença dos oradores Miguel Galante, engenheiro florestal, e Verónica Catarino, coordenadora do Centro de Formação Especializado em Incêndios Florestais na Escola Nacional de Bombeiros.