Março Jovem

Debate entre jovens sobre o futuro

15.03.2018

A Câmara Municipal de Loures organizou, no âmbito do programa Março Jovem, o debate “Jovens: há futuro!”.

• Debate entre jovens sobre o futuro

O encontro decorreu no dia 13 de março, no Museu Municipal de Loures – Quinta do Conventinho, com Leila Marques (médica e ex-atleta Paralímpica da GesLoures), Natacha de Noronha (atriz), Sérgio Pereira (empresa de tecnologia Tech HQ) e 70 alunos que frequentam os cursos profissionais do 10.º ano da escola secundária José Afonso.

“A nossa ideia consiste em refletir sobre a condição juvenil, a capacidade dos jovens para um conjunto diversificado de ações. Assim, convidámos para esta conversa pessoas com ligação ao nosso concelho, mas com percursos de vida diferentes, e que, devido ao esforço de cada um, alcançaram a projeção nas suas carreiras”, assinalou o vice-presidente da Autarquia, Paulo Piteira.

Às dúvidas, colocadas pela maioria dos estudantes, sobre perspetivas profissionais, Natasha de Noronha afirmou que tudo depende da sensibilidade individual, até porque, “o teatro, que começou por uma brincadeira, tornou-se a minha carreira. Hoje sou atriz. Lá se foi uma licenciatura em design de moda”.

“Temos de nos preparar para as oportunidades que vão surgindo, conforme as experiências e competências adquiridas. Desafiem-se! É importante aliarmo-nos aos que são como nós ou melhores”, disse Leila Marques.

Também Sérgio Pereira considerou que as incertezas manifestadas “são iguais às de todos. Procurem o que pretendem, não há sucesso se nos sentarmos à espera”.

Finalizando o debate, o dirigente municipal Paulo Piteira destacou que “há muito para descobrir e a nossa vida é tão mais rica quanto mais percebemos o mundo. No concelho de Loures, há muito para escolher devido à vasta oferta cultural, entre outras. Não desperdicem a oportunidade de aprender todos os dias”.

Este debate esteve integrado na iniciativa Março Jovem, que contempla um programa que

procura envolver o movimento associativo juvenil e as associações de estudantes de forma a estimular a sua criatividade e proatividade. Exposições, teatro, atividades desportivas, graffiti, caminhadas, workshops, debates e concurso de bandas são algumas das propostas.